Senadores protestam contra prisão da mulher de José Rainha



A prisão nesta quarta-feira (10) de Diolinda Alves de Souza, esposa do líder dos sem-terra José Rainha Júnior, em Teodoro Sampaio (SP), na região do Pontal do Paranapanema, recebeu duras críticas de senadores em Plenário. Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que a prisão, efetuada na residência de Diolinda, diante dos dois filhos dela, constituiu um abuso por parte do juiz Athis Araújo Oliveira, -inclusive sob o ponto de vista humanitário-. De acordo com a senadora Heloísa Helena (PT-AL), Diolinda precisou recorrer a vizinhos para que cuidassem das crianças de 10 e 2 anos.

A senadora disse que o Tribunal de Justiça de São Paulo deve remover o juiz que determinou a prisão. Ela afirmou que a questão tornou-se pessoal e que o magistrado não tem o distanciamento necessário para tratar do caso.

- Isso não vai acabar bem. Faço um apelo ao Tribunal de Justiça para que este problema seja resolvido logo - disse a senadora, temendo o aumento da tensão no campo.

O líder do PT, Tião Viana (AC), pediu que o presidente do Senado, José Sarney, envie ao Tribunal de Justiça de São Paulo a manifestação da preocupação da Casa com o ocorrido.



10/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores protestam em Plenário contra decisão de Quintanilha de arquivar processos contra Renan

Senadores protestam contra declaração de Lula

Senadores protestam contra violência em estádios de futebol

Senadores da CCJ protestam contra abuso das medidas provisórias

Senadores protestam contra "abusos" da Polícia Federal

Senadores protestam contra cerco à Embaixada do Brasil em Honduras