Senadores querem aprovar acordos de cooperação com a Nigéria até agosto próximo
Os senadores Heráclito Fortes (DEM-PI), Marconi Perillo (PSDB-GO), João Pedro (PT-AM) e José Nery (PSOL-PA) disseram que vão se empenhar para que os acordos de cooperação entre Brasil e Nigéria, que tramitam no Congresso, sejam aprovados até agosto próximo, quando o presidente daquele país, Umaru Musa Yar"Adua deve visitar o Brasil. A promessa foi feita nesta quinta-feira (15) às autoridades que receberam os quatro senadores em Abuja, capital nigeriana.
Entre os acordos bilaterais previstos, há um tratado sobre combate à produção, consumo e tráfico de drogas, outro sobre serviços aéreos e outro sobre assistência jurídica mútua em matéria penal. Todos esses acordos foram assinados em 2005 e tramitam na Câmara dos Deputados.
Visita oficial
Os quatro parlamentares brasileiros fazem visita oficial a seis países africanos com o intuito de estreitar suas relações com o Brasil. Na Nigéria, eles participaram de audiências com o ministro da Cultura, Adetokumbo Kayode, com o ministro das Relações Exteriores, Ojo Maduekwe, e com integrantes da Comissão de Relações Exteriores do Senado nigeriano, em reunião presidida pelo senador Jibril Aminu.
Durante os encontros, os senadores também disseram que vão trabalhar pela recriação de uma linha aérea entre o Brasil e a Nigéria.
- A grande porta de entrada para o Brasil, na África, é a Nigéria. Essa conexão aérea facilitaria o trânsito de pessoas entre os continentes africano e americano - observou o senador Heráclito Fortes, que lidera a delegação dos senadores brasileiros.
Heráclito prometeu também encaminhar ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, o pleito feito pelo ministro da Cultura nigeriano, Adetokumbo Kayode que pediu ao Brasil que apóie a realização e também participe do carnaval nigeriano, que deve acontecer em novembro deste ano.
15/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores e deputados querem aprovar logo fim do voto secreto
Depois de viagem à África, senadores querem agilizar aprovação de acordos bilaterais
Senadores da CAE querem ouvir Palocci e Meirelles sobre política econômica e acordos com FMI
Senadores querem rediscussão em agosto da cobrança da Cofins/PIS
SENADORES QUEREM OFICIALIZAR 11 DE AGOSTO COMO DIA DO ADVOGADO
Brasil e Nigéria debatem cooperação energética