Senadores recebem "disco de ouro" por combate à pirataria
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quarta-feira (2) das mãos da cantora Alcione um -disco de ouro- da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), por ter colaborado com aprovação de lei, já sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pune a pirataria de CDs. Diversos artistas estiveram presentes à cerimônia para entrega das placas contendo discos em material dourado a 10 parlamentares que auxiliaram na tramitação do projeto. Estiveram na cerimônia músicos dos grupos Jota Quest, Rouge, É o Tchan e as duplas Gian e Giovanni, Pedro e Thiago, além de Gabriel o Pensador e Alcione.
Sarney recebeu o prêmio ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, e disse que nunca esperou, entre as homenagens recebidas na vida, ganhar um disco de ouro - prêmio entregue a artistas nacionais que alcançam a vendagem de 150 mil cópias de um CD. Sarney brincou, dizendo que, a partir da premiação, os presidentes das Casas do Congresso poderiam formar uma dupla sertaneja, -João e José-. Em seguida, voltando ao tom solene, prometeu que ele e seu colega da Câmara atuarão em dupla com o objetivo de lutar pelos direitos dos artistas brasileiros.
- Muito pior do que roubar bens materiais é roubar bens espirituais - filosofou Sarney.
O presidente do Senado destacou que este foi o projeto que mais rápido tramitou no Congresso, mostrando que o combate à pirataria é uma boa causa. Para o senador, a música brasileira é um resumo de tudo que o Brasil representa: suas montanhas, praias e especialmente sua gente. O senador se disse feliz em compartilhar a vitória dos artistas e por poder contribuir com a música popular brasileira, que mostra ao mundo a identidade nacional.
O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), outro premiado com o disco de ouro, lembrou que a pirataria impede inclusive que artistas recebam o prêmio, destrói o mercado de trabalho da área fonográfica, impede o recolhimento de impostos e dificulta o reconhecimento do trabalho intelectual dos artistas. Para Mercadante, o combate à pirataria permitirá também a queda dos preços dos discos legais, uma vez que mais unidades deverão ser vendidas.
O cantor Gabriel o Pensador discursou em nome dos artistas, lembrando que a pirataria causou ondas de demissões nas gravadoras e que é preciso haver maior repressão contra o crime. Ele afirmou que o consumidor precisa ter consciência do mal que faz aos artistas quando compra um CD falsificado. A lei aprovada pelo Congresso estabelece pena de dois a quatro anos para quem se envolve em pirataria, autoriza a destruição de produtos piratas apreendidos e estabelece a punição também da pirataria feita via internet.
02/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agentes públicos do Paraná recebem treinamento de combate à pirataria
Senadores recebem da presidente do STF propostas de combate à morosidade da Justiça
Senadores recebem parlamentares estrangeiros para discutir medidas de combate à AIDS
Anteprojeto propõe combate à pirataria
MJ premia entidades que atuam no combate à pirataria
Instalado júri de prêmio de combate à pirataria