Heráclito repudia uso de dossiês com fins eleitorais e grampo em gabinetes de ministros do TSE



Em pronunciamento nesta segunda-feira (18), o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) pediu investigação sobre os grampos descobertos em gabinetes de ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e condenou a tentativa de compra de dossiê, supostamente por parte de integrantes do Partido dos Trabalhadores, contra o candidato ao governo de São Paulo José Serra.

- É lamentável! Compra de dossiês adrede [prévia e intencionalmente] preparados para uso em propaganda eleitoral, com a finalidade exclusiva de enganar a opinião pública - disse Heráclito.

O senador José Jorge (PFL-PE), em aparte, considerou os casos do dossiê e dos grampos fatos "graves". Disse que o país estaria "em regime de banditismo", com sérios riscos à democracia, uma vez que até juízes da Justiça eleitoral estariam tendo suas conversas telefônicas interceptadas.

Autoritarismo

Também em seu pronunciamento, Heráclito Fortes fez referência a diálogo que teria havido entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um grande empresário de São Paulo, neste final de semana, revelado em artigo do jornalista Elio Gaspari. Lula teria feito um desabafo e dito "que não lhe despertassem o demônio dentro dele". Heráclito alertou que, nessa declaração, há clara tendência de retorno ao autoritarismo.

- Nos mínimos detalhes, nas pequenas oportunidades, o governo se mostra autoritário, arma usada por governos fracos de estrutura para esconder mazelas, atos de corrupção, atos de arbitrariedade dentro de seu bojo - destacou o senador.

Arrocho

O parlamentar pelo Piauí também criticou o que classificou como "descaso" do governo federal em relação aos municípios brasileiros, especialmente pelo contingenciamento de recursos do orçamento da União e a não-ampliação do Fundo de Participação dos Municípios.

- O atual governo tem a prática de fazer bingo da reputação dos municípios - reclamou o parlamentar, referindo-se ao sistema de sorteio para verificação da regularidade das contas dos municípios como um sistema meramente punitivo e não, de fato, fiscalizador.



18/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANTONIO CARLOS ENTREGARÁ DOSSIÊS A MINISTROS

Senadores terão Ordem do Dia eletrônica no Plenário e acesso direto a gabinetes e bases eleitorais

Heráclito: é difícil dialogar com um governo que trabalha com "dossiês" e "tropa de choque"

Grampo é inaceitável e caminho para descobrir responsáveis pode ser CPI, diz Heráclito

Heráclito diz que Lula teria dificuldades nos debates eleitorais

Heráclito Fortes repudia nota de associação de ONGs