Sérgio Amaral esclarecerá conflito comercial com os Estados Unidos



O Senado realiza nesta terça-feira (16) audiência em Plenário com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, que comparece à Casa para prestar esclarecimentos sobre os efeitos das medidas protecionistas norte-americanas na economia brasileira e as medidas que serão adotadas pelo Brasil para enfrentá-las.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, já compareceu ao Senado para debater o mesmo assunto, que preocupa os parlamentares, em razão das perdas que isso inflingirá à economia brasileira. Presidente da Comissão de Relações Exteriores, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse que o protecionismo norte-americano e o ingresso do Brasil na Área de Livre Comércio das Américas (Alca) são preocupações do Legislativo e da sociedade.

Logo em seguida à audiência de Sérgio Amaral, o Senado realiza sessão extraordinária para discutir medida provisória que disciplina a expansão da oferta de energia elétrica emergencial. A medida estabelece que os custos relativos à aquisição de energia serão rateados entre todos os consumidores finais, excluídos os residenciais e rurais, cujo consumo seja inferior a 350 quilowatts.

Se não for votada nesta terça-feira, a medida provisória passa a obstruir imediatamente todas as decisões da Casa, visto que seu prazo de deliberação esgotou-se no dia 24 de março. Nesta semana, aguardam deliberação dos senadores duas propostas de emenda constitucional e nove projetos de lei.

Quarta-feira (17), o Senado vota em primeiro turno proposta do senador Arlindo Porto (PTB-MG) que cria os Tribunais Regionais Federais da 6ª e 7ª Região. Vota também projeto do senador Osmar Dias (PDT-PR) restringindo mudanças na lei de diretrizes orçamentárias depois que ela for sancionada.

Até quinta-feira, o Senado discute, em segundo turno, proposta do senador Romeu Tuma (PFL-SP) que muda o papel das guardas municipais. Vota também projeto alterando a lei que dispõe sobre cota mensal mínima gratuita de água para consumo residencial unifamiliar. Também estará em votação requerimento da senadora Heloísa Helena (PT-AL) para que o Senado constitua uma comissão de cinco senadores com o objetivo de realizar diligência na região de fronteira do Brasil com a Colômbia.



12/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Amaral prevê guerra comercial e diz que Brasil está preparado

Sérgio Amaral diz que o Brasil está se preparando para a guerra comercial

Brasil e Estados Unidos retomam fórum de diálogo comercial

Plenário aprova acordo com os Estados Unidos sobre concorrência comercial

Exportações para os Estados Unidos ajudam no saldo positivo da balança comercial

Valter Pereira alerta para crise comercial entre Brasil e Estados Unidos por causa do algodão