Sérgio Petecão manifesta preocupação com a liberação de recursos para emendas parlamentares




O senador Sérgio Petecão (PMN-AC) manifestou em Plenário preocupação com a liberação de emendas parlamentares individuais relativas aos anos 2007, 2008 e 2009, incluídas na rubrica "restos a pagar", do Orçamento da União. Decreto presidencial estabeleceu prazo até o dia 30 de abril para o pagamento dessas despesas. Com isso, disse o parlamentar, inúmeras obras ficarão inacabadas, prejudicando prefeituras no Acre e em todo o país.

- Eu estou preocupado. No meu estado, se não liberar essas emendas parlamentares, as prefeituras ficam inviabilizadas - avaliou, ao salientar que as emendas de 2011 ainda não foram empenhadas e podem aguardar momento mais favorável.

O parlamentar fez um apelo à presidente Dilma Rousseff para a liberação das emendas parlamentares incluídas entre os restos a pagar. A fala do senador veio após a audiência pública com a ministra do Planejamento Miriam Belchior na Comissão Mista de Orçamento na tarde desta terça-feira (26).

Sérgio Petecão mencionou a 14ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, entre 10 e 12 de maio, que para ele será "dura". Ele acredita que, se os recursos para a conclusão de obras forem cortados pelo governo federal, a população entenderá que a não conclusão das obras iniciadas terá sido consequência de roubo dos prefeitos.

Mesmo tendo conseguido a liberação de emenda de sua autoria para a cidade de Cruzeiro do Sul, Sérgio Petecão quer a adoção de uma solução conjunta.

Investimento chinês

O parlamentar informou ter encaminhado expediente à Presidência da República e aos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)e de Ciência e Tecnologia (MCT) para que o Acre seja incluído no projeto de implantação da empresa chinesa Foxconn, produtora de componentes da Apple, que durante a viagem da presidente Dilma Rousseff àquele país sinalizou ter pretensões de investir US$ 12 bilhões no Brasil.

- No momento que se discute a criação de ZPEs [Zona de Processamento de Exportações] em Rio Branco e o governador Tião Viana tem dado ampla divulgação ao tema, a bancada federal deverá fazer grande mobilização porque é um alto montante de recursos e se a empresa for levada ao estado irá gerar riqueza e grande quantidade de empregos - sugeriu.



26/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Guerra condena troca de apoio por liberação de emendas parlamentares

Sérgio Petecão diz que lutará por recursos para o Acre

Sérgio Petecão manifesta decepção com novo adiamento de votação sobre fuso horário do Acre

Sérgio Souza manifesta preocupação com economia do Paraguai

Sérgio Souza manifesta preocupação com situação dos 'brasiguaios'

Orçamento não tem espaço para liberação de emendas parlamentares, diz Augustin