Sérgio Souza defende critérios mais dinâmicos para o FPE



Na discussão do PLS Complementar 192/2011, que cria novas regras de partilha dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) defendeu a adoção de critérios mais “dinâmicos” para os novos cálculos de divisão do dinheiro. O senador explicou que as regras definidas na década de 80 usaram como base a realidade dos estados brasileiros daquela época, que é bastante diferente da realidade atual. Sendo assim, seria necessário adotar agora “índices de simples e frequente mensuração”.

Para Sérgio Souza, o ideal seria o Senado aprovar emenda assinada pelo senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e também assinada por ele, que define como critérios para o cálculo da participação no fundo não apenas a população e renda familiar per capita, mas também a extensão territorial do estado ou município.

O senador lamentou que, pelas regras em discussão na Casa, seu estado, o Paraná, um dos estados que mais contribui para a formação do fundo, terá participação ainda menor nos recursos. E isso comprometeria todo o planejamento financeiro do estado, feito para médio e longo prazos.

- Votar essa alteração na forma de distribuição no Fundo de Participação dos Estados é essencial, mas mexer na arrecadação dos estados que estão planejados até 2015 é temerário. Trata-se portanto de uma discussão de suma importância para o futuro da federação brasileira e que obrigatoriamente deve ter critérios dinâmicos – alertou.

Sérgio Souza destacou ainda que as Regiões Sul e Sudeste possuem 56,5% da população do país, respondem por 72% do Produto Interno Bruto (PIB) e arrecadam cerca de 80% do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – tributos que compõem o FPE. Mas recebem de volta somente 15% de toda a participação do fundo. Com as novas regras, essa participação cairá ainda mais – para 14,2%.

Mais informações a seguir



09/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza defende criação de mais Tribunais Regionais Federais

Sérgio Souza quer área territorial como um dos critérios do FPE

Sérgio Souza defende juros menores para o setor agrícola

Sérgio Souza defende destinação de recursos para investimentos em armazenagem

Sérgio Souza defende sistema proporcional para escolha de presidente

Sérgio Souza defende programa de longo prazo para usinas nucleares