Sérgio Souza é eleito coordenador político da Frente Parlamentar da Agropecuária
Em pronunciamento nesta terça-feira (14), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) anunciou que será o novo coordenador político da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O senador ocupa a função antes exercida por Moacir Micheletto, que era deputado pelo PMDB do Paraná e morreu em um acidente automobilístico no dia 30 de janeiro.
- Mesmo que empenhando o meu tempo ainda mais em favor da sociedade brasileira, me dedicarei diuturnamente às questões de interesse do agronegócio, da agricultura familiar e da agricultura como um todo do meu país - afirmou o senador.
Entre as prioridades da frente parlamentar para 2012, está a votação do substitutivo do Senado ao projeto do novo Código Florestal (PLC 30/2011). O texto, aprovado pelo Senado em dezembro está sendo analisado novamente pela Câmara dos Deputados e pode ser votado já no início de março.
- Neste momento, acontece uma reunião no Ministério do Meio Ambiente, onde discutem com a Ministra [do Meio Ambiente] Izabella Teixeira o relatório final. Amanhã, às 14h30, estaremos juntos numa reunião com o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, tratando desse assunto - anunciou.
A Frente Parlamentar da Agropecuária, formada por 268 parlamentares das duas Casas legislativas, tem como objetivo estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio nacional. O grupo é presidido pelo deputado Moreira Mendes (PPS-RO).
Brasiguaios
No mesmo pronunciamento, o senador afirmou ter apresentado requerimento à Comissão de Relações de Exteriores (CRE) para a formação de uma comissão externa de senadores para ir ao Congresso Paraguaio discutir a situação dos brasileiros e seus descendentes que vivem naquele país.
Agricultores brasileiros que vivem no Paraguai, conhecidos como brasiguaios, enfrentam ações dos chamados carperos, trabalhadores sem-terra. Os carperos os acusam de terem adquirido terras de forma fraudulenta e reivindicam a propriedade dos terrenos. Os brasiguaios reclamam que o governo paraguaio não toma providências para impedir invasões e que a polícia não cumpre os mandados judiciais para retirada dos invasores.
Segundo o senador, como há demanda semelhante na Câmara dos Deputados, a sugestão é de que seja formada uma comissão mista.
14/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Souza relata encontro de frente parlamentar com ministro da Agricultura
Sérgio Souza: frente parlamentar quer mudar pontos do Código Florestal na Câmara
Bernardo de Souza é eleito Político do Ano em Pelotas
Frente Parlamentar da Agropecuária defende mudança na lei ambiental
João Alberto Souza é eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar
Frente Parlamentar de Cinema realiza ato político nesta terça-feira