Sérgio Souza pede à Câmara que aprove criação de quatro Tribunais Regionais Federais



Em discurso nesta quinta-feira (8), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) voltou a defender a criação de mais Tribunais Regionais Federais (TRFs). Por isso, ele fez um apelo aos deputados para que aprovem a PEC 544/2002, que cria quatro TRFs, com sedes nos estados do Paraná, Minas Gerais, Bahia e Amazonas. Segundo o parlamentar, o presidente da Câmara, Marco Maia, prometeu colocá-la em pauta na semana que vem.

O senador também é autor da Proposta de Emenda à Constituição 42/2012, que cria um Tribunal Regional Federal no Paraná e deve ser votada em primeiro turno pelo Plenário do Senado. Mas ressaltou que prefere ver aprovada a matéria com tramitação mais adiantada, há dez anos na Câmara. A PEC 544/2002 aguarda análise do Plenário daquela Casa.

Sérgio Souza afirmou trabalhar pelo tema desde que tomou posse, no ano passado. Ele integra a frente parlamentar pela aprovação da PEC 544/2002. Várias reuniões, atos públicos e estudos já foram feitos, incluindo um encaminhado pelo ministro Ari Pargendler, então presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), demonstrando que os recursos da Justiça Federal comportam a criação de novos tribunais.

Hoje existem somente sete TRFs. O da primeira região, que se localiza em Brasília, também é o responsável pelas demandas, entre outros estados, de Rondônia, lembrou Sérgio Souza. Um cidadão rondoniense, por exemplo, que queira se aposentar e tenha seu direito negado na instância administrativa - as aposentadorias representam 80% da demanda dos TRFs, disse o senador -, precisará recorrer à Justiça Federal, sendo o TRF a segunda instância recursal. Para dar continuidade ao processo, o advogado precisará se deslocar à capital federal, elevando ainda mais os custos do postulante a se aposentar.

O número de processos em análise é tão elevado que, segundo Sérgio Souza, se o TRF da 1ª Região parasse de receber processos hoje, ainda assim levaria dez anos para que os desembargadores julgassem todos os que estão acumulados. Daí, argumentou, a necessidade de criar de novos tribunais.

- Um desembargador tem o compromisso imposto pelo Conselho Nacional de Justiça de dar celeridade ao julgamento dos processos, mas para isso precisamos criar mais tribunais.



08/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza defende a criação de novos Tribunais Regionais Federais

Sérgio Souza defende criação de mais Tribunais Regionais Federais

Sérgio Souza defende criação de novos tribunais regionais federais

Sérgio Souza defende PECs que criam tribunais regionais federais

Sérgio Souza critica decisão de Joaquim Barbosa contra criação de tribunais federais

Sérgio Souza rebate críticas de Joaquim Barbosa à criação de tribunais federais pelo Congresso