Serra deixa ministério em busca do Planalto






Serra deixa ministério em busca do Planalto
Ele transmite hoje o cargo ao novo titular e no domingo será oficializado como candidato do PSDB .

A partir de hoje, o ex-ministro da Saúde, José Serra, entra de fato em campanha eleitoral como candidato do PSDB à sucessão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Às 15h, no Centro de Treinamento do Banco do Brasil, ele transmite o cargo ao seu secretário-executivo, Barjas Negri, nomeado ontem como novo ministro da Saúde.
Ontem, em sua última entrevista no cargo, Serra disse que saiu do ministério "com muito desejo de ficar" e acrescentou: "É um trabalho que valeu a pena, mas não posso misturar, daqui por diante, campanha eleitoral com o trabalho da saúde".

O ministro lembrou que, no domingo, o PSDB vai formalizar a sua candidatura para presidente da República. Por isso, explicou, ele não poderá misturar campanha eleitoral com o trabalho na saúde. "O trabalho da saúde é demasiado sério para misturar com política ou usar o ministério para isso. Não vou usar o cargo para a campanha", disse.

Paulo Renato fica sem vaga
O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, comunicou ontem ao presidente Fernando Henrique Cardoso que desistiu de concorrer a qualquer cargo eletivo pelo PSDB nas próximas eleições.
Paulo Renato pretendia disputar uma vaga para o Senado por São Paulo, mas decidiu retirar sua pré-candidatura em apoio ao presidente nacional do PSDB, José Aníbal (SP), que também concorre à vaga.

Desgastado depois de uma greve de mais de 100 dias, no ano passado, dos professores das universidades federais, Paulo Renato, que foi um dos coordenadores do programa de governo na primeira administração de FHC, acabou perdendo espaço político. Inicialmente, ele pretendia disputar a indicação como candidato tucano à Presidência da República. Quando o sonho acabou, tentou, novamente sem êxito, a indicação para um das duas vagas ao Senado.

Além de Aníbal, disputaram a indicação do partido para o Senado, o empresário Pedro Piva, atual suplente do ministro José Serra, que está retornando ao Senado, e a secretária da Educação de São Paulo, Rose Neubauer.
Fernando Henrique Cardoso teria feito um apelo a Paulo Renato para que ele não deixe o ministério.


MST invade gabinete de deputado
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) mudou sua estratégia de invasão, pelo menos ontem. Ao invés das tradicionais invasões de fazendas nas diversas regiões do País, os integrantes do movimento ocuparam ontem o gabinete do deputado Confúcio Moura (PMDB-RO), na Câmara dos Deputados.

Moura é o relator na comissão especial que trata dos produtos transgênicos. Seu parecer seria apresentado, mas a decisão ficou para a próxima semana devido à invasão.
Os militantes do MST mudaram o foco de sua ação, deixando de priorizar a posse da terra. Informado de que o parecer de Moura permite o cultivo de transgênicos – que já existe no País – o comando do MST determinou a ocupação do gabinete até que o deputado mude de opinião.


Agentes da dengue fazem protesto no Rio
Cerca de 200 mata-mosquitos ocuparam ontem o prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Rio. Eles ficaram no prédio durante todo o dia reivindicando a readmissão de seis mil agentes, desligados em 1999. Mais de 30 policiais foram enviados ao local.
Dois oficiais de Justiça foram ao prédio da Funasa cumprir o mandado de reintegração de posse, mas os agentes disseram que vão manter a ocupação.
O Estado do Rio de Janeiro registra 33.671 casos de dengue, 577 hemorrágicos e 14 mortes provocadas pela doença em 2002. O balanço confirma que essa epidemia é a segunda maior da história no Rio, perdendo apenas para a de 1991, quando foram registrados cerca de 54 mil casos nos primeiros dois meses do ano.


Gloria consegue evitar a Papuda e ficar em hospital
Xuxa mexicana, em depressão, deve permanecer no HRAN por uma semana, que pode ser estendida.

A cantora mexicana Gloria Trevi não volta agora para a Papuda, onde está presa. Ela ficará no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) até a próxima quarta-feira. O diretor do Hospital, Martinho Gonçalves da Costa, informou ontem que Gloria Trevi, a Xuxa mexicana, continua apresentando sinais de depressão e está sendo atendida por uma psiquiatra.

De acordo com o diretor, Gloria Trevi está muito preocupada com a possibilidade de voltar para a cadeia. "Ela chora muito e está comendo mal", conta Martinho Gonçalves. O médico diz que a depressão de Gloria, medicada, está melhorando.

Mas o estado psicológico de angústia e de ansiedade da cantora mexicana fez com que os médicos recomendassem que ela permaneça no hospital pelo menos até a próxima quarta-feira, quando será feita uma nova avaliação psiquiátrica.

Segundo a Polícia Federal, quando Gloria Trevi sair do hospital, ela e seu filho Angel Gabriel ficarão na Papuda por seis meses. Para evitar que isso aconteça, os advogados da cantora recorreram ao Supremo Tribunal Federal, pleiteando que ela fique internada no hospital enquanto durar o período de amamentação, que normalmente é de seis meses.

Na noite de terça-feira, o ministro Néri da Silveira, do Supremo, determinou que a cantora permaneça internada no Hran, onde deu à luz Angel Gabriel, embora sem definir o tempo de permanência da mexicana no hospital. A decisão depende agora de resposta a um pedido de informações feito por Néri da Silveira à Secretaria de Saúde de Brasília, para verificar se há condições de ela ocupar a vaga no hospital público por mais tempo.
Gloria Trevi é acusada pelo governo mexicano de corrupção de menores e rapto.


Carteira de estudante pode sair via Internet
UNE cria site para receber os pedidos e enviar a carteira nacional, por R$ 20, ou a internacional, que custa R$ 25 .

Já se pode tirar a carteira estudantil da União Nacional dos Estudantes (UNE) pela Internet. O estudante tem comodidade de recebê-la no endereço indicado. A carteirinha ainda garante o direito a meia-entrada em cinemas, shows e eventos culturais.
O serviço on line Estudantenet de carteiras foi completamente reformulado. Agora o aluno dispõe de várias formas de pagamento (boleto bancário, cartão de crédito ou débito automático) e receberá a identificação estudantil no máximo em quinze dias. O sistema também promete máxima segurança.

Só podem fazer a carteira da UNE os estudantes universitários matriculados em qualquer faculdade do País, em cursos de graduação ou pós-graduação.
No serviço on line o aluno faz tudo: desde o preenchimento do formulário até o pagamento da taxa de solicitação da carteira.

Ao entrar no site www.estudantenet.com.br, o estudante deve escolher o modelo de carteira que deseja. É possível optar pela carteira nacional e internacional. A primeira dá direito à meia-entrada em cinemas, shows, teatros, museus e espetáculos esportivos. Além da meia entrada, o modelo internacional tem convênio com a ISIC (sigla inglesa de Cartão Internacional de Estudante), que garante uma série de descontos em estabelecimentos comerciais no Brasil e no exterior.

Escolhido o modelo, o estudante preenche um cadastro. Depois, imprime o recibo de solicitação, assina e cola uma foto 3X4. Isto tem que ser enviado pelo correio juntamente com uma xerox da identidade e um comprovante de escolariade.


Artigos

A (burra) tropa de choque do PT
Sylvio Guedes

A galera caprichou. Arregimentarem até um "crioulo petista" (esse, sim, petista mesmo!) de voz grossa, boa envergadura e muita disposição para liderar a tropa. Munidos de sua habitual vocação para a intolerância e a demagogia, as "v


Artigos Relacionados


Serra deixa a Saúde e briga pelo Planalto

Serra deixa ministério hoje

Serra deixa ministério e assume Senado após recesso parlamentar

Nova Tamoios Planalto deixa a viagem ao litoral norte mais segura

Nova Tamoios Planalto deixa a viagem ao litoral norte mais segura

Petistas insinuam que BC deixa o dólar "solto" para ajudar Serra