Serviço domiciliar a portadores de HIV é premiado
Prêmio Nacional de Adesão foi concedido pelo Programa Nacional DST/Aids, do Ministério da Saúde
O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (CRT/Aids) recebeu o Prêmio Nacional de Adesão, concedido pelo Programa Nacional DST/Aids, do Ministério da Saúde. O projeto vencedor, batizado de Assistência Domiciliar Terapêutica, visa a atender pacientes de aids com dificuldades para se adaptar ao tratamento com medicamentos.
O CRT/Aids oferece esse tipo de serviço desde 1996. Toda a assistência clínico-terapêutica e psicossocial é realizada na própria casa do portador de vírus HIV por equipe de profissionais das áreas de enfermagem, medicina, psicologia, serviço social, nutrição e fisioterapia. “O domicílio é um lugar privilegiado. A equipe de saúde tem contato direto com a família e com o contexto sociocultural e afetivo do doente”, explica a coordenadora do serviço, Tânia Regina de Souza.
Entre os trabalhos mais importantes do grupo estão a entrega da medicação na residência da pessoa atendida e a orientação sobre uso e manejo corretos. Para pacientes ou cuidadores analfabetos são utilizadas ilustrações (sol e lua representando dia e noite, por exemplo).
Da Agência Imprensa Oficial
(I.P.)
11/07/2007
Artigos Relacionados
Pacientes do SUS passam a ter acesso a serviço de atenção domiciliar
Garantido ingresso de portadores de doenças graves no serviço público
Serviço: Portadores de doenças graves viajam de graça em transporte metropolitano
Portadores de Síndrome de Talidomida poderão vir a ter aposentadoria diferenciada no serviço público
Portadores de doença pulmonar e de Hepatite B e C podem ter mesmos benefícios concedidos a portadores da Aids
Profissionais da FAB realizam atendimento domiciliar