SERVIDORES DO LEGISLATIVO CRIAM COOPERATIVA DE CRÉDITO
Em no máximo 90 dias, os servidores do Tribunal de Contas da União, Câmara dos Deputados e Senado Federal poderão livrar-se dos altos juros bancários, juntando forças e economias na Cooperativa de Economia Mútua e Crédito dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Credilegis), criada no último dia 25 de junho. Segundo o presidente do Conselho de Supervisão da Credilegis, Fernando Leite, "a grande vantagem da cooperativa é baratear o dinheiro". Sem recursos públicos e contando apenas com o capital dos associados, a Credilegis está esperando somente a autorização do Banco Central (45 a 90 dias) para abrir inscrições aos servidores que desejarem a ela associar-se.
Esse tipo de cooperativa, explicou Fernando Leite, capta recursos com os associados, através da compra de cotas, como um fundo de investimentos, e aplica no mercado financeiro. Além disso, o associado pode fazer poupança e obter financiamento com taxas de juros que chegam a ser 50% menores do que as praticadas pelos bancos, que hoje estão entre 2,5% a 3%. A Credilegis também atuará em conjunto com o Bancoop, um banco que une todas as cooperativas do Brasil. O Bancoop poderá disponibilizar aos associados serviços bancários com taxas menores, como no caso de cheque especial.
Todas as decisões relativas ao uso que será dado ao dinheiro dos associados são tomadas em assembléia geral. Mensalmente, a Credilegis emitirá balancetes que serão fiscalizados pelo Banco Central, por um Conselho Fiscal e pelos próprios associados. Anualmente, será apurado o lucro obtido com as aplicações. Desse lucro, 10%irão para um fundo da própria Credilegis; 5%, para um fundo de educação que promoverá cursos profissionais para os associados; e os 85% restantes serão aplicados conforme decisão de uma assembléia geral.
26/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
ODACIR DEFENDE COOPERATIVA COMO ALTERNATIVA DE CRÉDITO
Collor destaca criação da Cooperativa de Crédito do Agreste Alagoano
ACM ELOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DE SERVIDORES DO LEGISLATIVO
TREINAMENTO DE SERVIDORES SERÁ EMBRIÃO DE UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO
Legislativo vai aderir ao fundo de pensão dos servidores do Executivo
Reajuste dos servidores do Legislativo e Judiciário é discutido no Plenarinho