TREINAMENTO DE SERVIDORES SERÁ EMBRIÃO DE UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO



O curso de Processo Legislativo a distância, a ser veiculado por meio de canal interno de TV, dará início no dia 29 à fase preparatória de implantação da Universidade do Legislativo, que oferecerá a estados e municípios a oportunidade de formar pessoal dedicado à correta aplicação do dinheiro público. O canal 46, a ser aberto oficialmente no dia 28 pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, estará à disposição dos servidores do Senado em aparelhos de TV ou computadores ligados à rede VIP.
Segundo o diretor geral do Senado, Agaciel Maia, os programas do curso de Processo Legislativo, com duração de 20 minutos cada, serão apresentados em três horários pela manhã, à tarde e à noite, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira, as três aulas serão reapresentadas em dois horários (ver ilustração). Dessa forma, os servidores poderão programar suas atividades, reservando tempo para o curso. Os que desejarem poderão fazer as provas aplicadas pelo ILB, credenciando-se assim a obter o certificado de participação.
Com a experiência a ser adquirida no VIP 46, o Senado buscará o melhor formato para os programas a serem transmitidos para todo o Brasil por meio da TV Senado e da Interlegis, a rede virtual do Legislativo. Segundo Agaciel, os programas devem ser produzidos em linguagem atraente e que facilite o entendimento de questões complexas como o próprio processo legislativo, a administração de pessoal e a execução e fiscalização orçamentária.
- Com apoio do Banco Mundial, estamos implantando um sistema revolucionário e modelar na formação de recursos humanos voltados à administração pública - disse o diretor geral.
Agaciel Maia explicou que os cursos a serem veiculados gratuitamente pela Universidade do Legislativo propiciarão uma enorme economia, permitindo a qualquer cidadão, mas principalmente a servidores e autoridades municipais e estaduais, capacitarem-se sem a necessidade de deslocamentos. As eventuais dúvidas serão solucionadas com os programas ainda no ar por meio de linha 0800.
Além de cursos específicos sobre temas legislativos, administrativos e financeiros, a universidade deverá ministrar um curso de graduação em Ciência Política. E, em convênio com a Universidade de Brasília (UnB), deverá ser montado curso em nível de pós-graduação na área de Administração e Processo Legislativo. Este último habilitará os servidores da casa a assumirem diretorias e funções superiores nos gabinetes.
- Nosso objetivo é formar uma inteligência voltada ao gerenciamento - definiu Agaciel.

04/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Universidade do Legislativo será instalada no dia 8

SENADO SERÁ SEDE DA UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO

Para Agaciel Maia, Senado será modelo em treinamento profissional de servidores e cidadãos

Universidade do Legislativo inicia atividades acadêmicas com curso de Direito Legislativo

Escola do Legislativo realiza treinamento para funcionários da AL

Servidores participam de treinamento interdepartamental