Serys alerta para a exploração do trabalho infantil no campo
Nesta terça-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) alertou para a permanência da utilização de crianças e adolescentes em trabalhos agrícolas no país. Para Serys, é preciso fazer com que a população abandone essa prática, tida como comum e necessária.
A parlamentar citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que no Brasil, hoje, cerca de 1,5 milhão de crianças e adolescentes são explorados no campo. Serys elogiou campanhas educativas voltadas ao tema que começam a ser veiculadas por órgãos como os Ministérios da Cultura e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
- A criança precisa é de apoio para se desenvolver na sua integridade. Trabalhar é para adulto. Criança quer ser criança - enfatizou ela.
Serys também relatou a participação da delegação de parlamentares brasileiros na reunião do G8 + 5, em Berlim, no início do mês. O grupo reúne os líderesdos países do G8 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, o Reino Unido e os Estados Unidos) mais os líderes dos países de economia emergente (Brasil, China, Índia, México e África do Sul).
Os representantes, lembrou a senadora, discutiram como aliar a preservação do meio ambiente com a sustentabilidade e o combate à miséria nos países pobres. Na avalição de Serys, que liderou a delegação, o Brasil teve uma participação efetiva em todos os debates. No entanto, no que diz respeito aos países desenvolvidos, ela afirmou que os compromissos firmados deixaram a desejar.12/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ademir alerta para a exploração do trabalho infantil no país
ALVES DESMENTE EXPLORAÇÃO DE TRABALHO INFANTIL
Relatório aponta exploração de trabalho infantil na pesca
CPI da exploração sexual infantil aprova plano de trabalho
Combate a trabalho e exploração sexual infantil mobiliza CCJ
Lúcia Vânia alerta para crescimento do trabalho infantil