Serys anuncia participação em encontro sobre recuperação de ecossistemas marinhos



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), em discurso nesta sexta-feira (28), anunciou a sua participação no encontro "Estratégia de Recuperação dos Ecossistemas Marinhos", nos próximos dias 5 e 6 de junho.

O evento, que ocorrerá em Londres, é promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e reúne a Globe Internacional sobre Ecossistemas Marinhos, uma organização global de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado, fundada em 1989. O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) também participará.

Na reunião, explicou Serys, serão discutidas proposições legislativas e sugestões de ações em nível internacional para a recuperação das áreas de pesca marinha, e também com políticas voltadas aos ecossistemas de recifes de coral e de águas rasas e fechadas. O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho.

A tragédia ocorrida no Golfo do México em abril, com o vazamento de milhões de litros de óleo no mar, também será debatida. Ela salientou a importância de o mundo aprender a crescer de forma sustentável, explorando adequadamente e principalmente, protegendo seus ecossistemas.

- Espero que, dessa reunião em Londres, possam emergir boas idéias e propostas para a recuperação das áreas de pesca e para a proteção dos ecossistemas marinhos brasileiros e de outras partes do mundo - disse a senadora.

Serys anunciou e comemorou ainda a visita concomitante, também a Londres, de uma delegação de empresários, liderados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, para conhecer experiências inglesas em construções de forma integrada com baixo impacto ambiental.

Mulheres

A senadora também registrou a passagem do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, comemorado nesta sexta-feira. Ela elogiou a redução das mortes de mães no parto ao longo dos anos, mas alertou que o país deve buscar alcançar os índices dos países desenvolvidos.

No Brasil, a taxa de mortalidade materna está em 55 mortes a cada 100 mil bebês nascidos vivos. Ao longo de 30 anos, houve redução desse índice em 63%: em 1980, era de 149 mortes para cada 100 mil partos. Ao se comparar com os índices de outros países latinos, o Brasil estaria bem, mas ainda seria preciso avançar, segundo a senadora. No Canadá e Estados Unidos, menos de nove mulheres morrem a cada 100 mil partos.

Serys elogiou o lançamento de um manual pelo Ministério da Saúde, em 2007, indicando que a redução da mortalidade materna estaria associada a uma melhoria na qualidade de atendimento pré-natal e do parto, assim como à implantação de programas de planejamento familiar na rede pública de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, as principais causas de morte materna são as doenças hipertensivas e as síndromes hemorrágicas, o que demonstra a necessidade de ampliação do atendimento preventivo às mulheres pelo sistema público de saúde, frisou a senadora.



28/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys anuncia participação em reunião preparatória para conferência climática da ONU

Governo anuncia plano que vai avaliar vulnerabilidade de ecossistemas do País

Serys comenta ação do Ministério Público sobre recuperação de rodovias

Serys relata participação em conferência internacional sobre mudanças climáticas

Serys relata participação em debate sobre projeto da Ferrovia Centro-Oeste

Serys elogia participação da ministra Marina Silva em fórum internacional sobre mudanças climáticas