Serys declara que gostaria de extinguir foro privilegiado para autoridades
Ao discutir a projeto de lei de conversão que concede foro privilegiado ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse ser contrária à existência de foro privilegiado para toda e qualquer autoridade. Ela prometeu apresentar, no próximo ano, uma proposta legislativa eliminando esse privilégio.
Serys lamentou que o assunto esteja sendo "demonizado" pelos partidos de oposição, especialmente o PSDB, como se o governo do PT estivesse pregando a isenção de Meirelles a qualquer processo ou investigação.
- Quem não aceita essa medida de forma nenhuma está colocando o Supremo Tribunal Federal sob suspeita, como se já estivesse estabelecido que o STF absolverá o presidente do BC de quaisquer acusações. Isso não é verdade, se houver acusações embasadas, tenho certeza que o Supremo o julgará com isenção, uma vez que a Corte é comprometida com a Justiça - afirmou.
A senadora ainda lembrou que foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, no apagar das luzes de seu governo, ampliou os beneficiários do foro privilegiado, incluindo autoridades e ex-autoridades governamentais acusadas de improbidade administrativa.
08/12/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Capiberibe pede fim do foro privilegiado para políticos e autoridades
Garantido foro privilegiado para ex-detentores de cargos públicos
Suplicy critica foro privilegiado para crimes de improbidade administrativa
Presidente do STF reprova fim de foro privilegiado e defende férias de 60 dias para juízes
Simon repete apelo para que STF não dê foro privilegiado a ministros processados por improbidade administrativa
Fim do foro privilegiado, voto aberto e punição mais dura para juízes podem ser votados