Serys defende presença mais efetiva do Brasil na Antártida
O transcurso da comemoração de 20 anos da inauguração da estação Comandante Ferraz na Antártida, no dia 6 de fevereiro, levou a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) a defender a presença cada vez mais efetiva do Brasil no continente. A senadora, que esteve na Antártida em julho de 2003, considera que há grande potencial de pesquisa e conhecimento que pode ser acessado por meio da estação científica brasileira no continente gelado.
Para justificar a necessidade de mais recursos para as pesquisas, Serys destacou que a Antártida possui 70% da água potável, um dos bem mais preciosos do planeta. Além disso, a senadora destacou que a Antártida possui um subsolo rico em minerais.
- Teria cabimento o nosso país abdicar da participação nos destinos daquele continente? - questionou Serys.
Ela pediu que os parlamentares aprovem verbas orçamentárias para sustentar os quase 100 projetos de pesquisa brasileiros em andamento no continente. Pelas condições adversas de sobrevivência naquela região, a senadora classificou os pesquisadores e profissionais da Marinha e da Aeronáutica que lá servem de heróis.
- Temos prioridades como enchentes e muitos outros problemas. Mas não é por isso que podemos descuidar de projetos científicos sérios, desenvolvidos por pessoas que têm ideais. Os aportes financeiros no orçamento têm que atender aos trabalhos realizados na estação Comandante Ferraz. Nos últimos anos, estão sendo encontradas dificuldades para dar condições mínimas de trabalho a esses profissionais - disse Serys.
13/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Frente Parlamentar de Apoio ao Proantar reúne-se para discutir presença do Brasil na Antártida
Mulher pesquisadora participa do desafio de ampliar presença brasileira na Antártida
Valmir Amaral defende presença brasileira mais ativa na construção de refinarias
Mozarildo prega mais discussão sobre a presença do Brasil na Alca
Serys defende melhor organização do turismo no Brasil
Cabral defende aprovação da PEC que efetiva servidores do Serpro