Serys defende projetos em benefício das domésticas e rebate editorial do 'Estado de S. Paulo'
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu em Plenário a aprovação pelo Senado, na semana passada, de diversos projetos, alguns de sua autoria, que beneficiam os trabalhadores domésticos. Ela rechaçou a crítica feita pelo jornal O Estado de S. Paulo em seu editorial desta segunda-feira (3) segundo o qual esses projetos teriam "caráter eleitoreiro". O editorial assinala o mais antigo dos projetos tramitava desde 2005, enquanto os demais foram apresentados em 2009 e todos "começaram a ser votados rapidamente".
- Não importa se é eleitoreiro ou se não é eleitoreiro, até porque a gente fez com o maior carinho esses projetos de lei - disse Serys, citando os senhores que trabalharam pela aprovação dos projetos, como autores ou relatores, entre eles Garibaldi Alves (PMDB-RN), César Borges (DEM-BA) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN).
Serys ainda prometeu continuar lutando pelo fim do parágrafo único do artigo 7º da Constituição que exclui as domésticas de diversos direitos relativos ao trabalho como a proteção da demissão sem justa causa, seguro desemprego e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Dia do Trabalho
A senadora cumprimentou os trabalhadores do país, em especial os de seu estado, o Mato Grosso, e assinalou os avanços obtidos pelos trabalhadores durante o governo Lula, nas diversas áreas. Entre as conquistas obtidas, destacou a entrada de mais de 500 mil pessoas de baixa renda nas universidades por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni); o piso salarial nacional para os professores e a busca pela melhoria da qualidade da educação, setor em que admitiu que é preciso avançar.
Serys citou ainda os programas de habitação como Minha Casa, Minha Vida, que teria atendido mais de um milhão de famílias; o programa "Tô Feliz", o Programa Social de Habitação (PSH); e a melhoria do salário mínimo.
A senadora também comemorou a passagem do Dia da Imprensa, e cumprimentou os profissionais da área na pessoa da jornalista Tereza Cruvinel, responsável pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
03/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi lê editorial de 'O Estado de S. Paulo' e defende projetos em benefício dos empregados domésticos
Serys apresenta projetos em benefício das empregadas domésticas
SUPLICY SE DIZ DESRESPEITADO POR EDITORIAL DE "O ESTADO DE S. PAULO"
Serys rebate críticas sobre "aparelhamento" do Estado pelo governo do PT
Serys defende benefício previdenciário para trabalho doméstico
OSMAR DIAS CRITICA EDITORIAL DE `O ESTADO DE S.PAULO¿