Serys rebate críticas sobre "aparelhamento" do Estado pelo governo do PT



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) expôs levantamento sobre a ocupação de cargos comissionados na administração pública federal para rebater as críticas da oposição quanto ao -aparelhamento- do Estado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva. Em resposta à acusação de que o serviço público federal estaria sendo loteado entre integrantes do Partido dos Trabalhadores, a parlamentar informou nesta segunda-feira (29) que, até junho, o governo Lula havia operado substituições em apenas 9.063 dos 35.564 cargos de alto escalão.

- Os opositores falam que Lula está loteando o governo e nós, do PT, da base aliada do governo Lula, reclamamos que as mudanças têm sido tímidas, lentas demais - comentou.

Serys explicou que o percentual de nomeações aumenta nos cargos que demandam maior grau de confiança, o que -não poderia ser diferente, é claro-. Desse modo, das 51 vagas em Cargos de Natureza Especial (NES), a gestão petista preencheu 46 (90%), enquanto procedeu a nomeações de 150 (88,57%) dos 169 cargos de Direção e Assessoramento Superior 6 (DAS 6).

Ainda com base em dados publicados pelo Correio da Cidadania, a senadora petista observou que a equipe técnica nomeada pelo presidente Lula se diferencia da do seu antecessor pelo nível de escolaridade, ligeiramente superior. Segundo a senadora, 98% dos nomeados para cargos NES, 72% para cargos DAS e 79% dos novos ocupantes de Funções Gratificadas (FGs), acessíveis apenas a servidores efetivos, têm curso superior.

- Como se pode ver, os fatos desmoralizam os argumentos da oposição. Se Lula fez algo de errado até aqui, foi ainda não ter conseguido substituir todos aqueles que ajudaram o governo Fernando Henrique Cardoso a colocar o Brasil em uma situação pré-falimentar, legando uma crise aguda e grave que está sendo enfrentada agora pela gestão petista - declarou.



29/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alckmin rebate críticas sobre propaganda de ações do Governo do Estado

Serys rebate críticas ao Programa Luz para Todos

Efraim rebate críticas contra CPI dos Bingos pelo adiamento do depoimento de Roberto Teixeira

Ideli rebate críticas ao governo

Sérgio Souza rebate críticas de Joaquim Barbosa à criação de tribunais federais pelo Congresso

Antero rebate críticas de Maguito ao governo