Serys defende reforma agrária com política agrícola



Em pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (25), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu a realização de uma reforma agrária acompanhada da instituição de uma nova política agrícola. Ela classificou ainda o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) como uma organização séria e internacionalmente reconhecida.

- A reforma agrária é essencial, fundamental para o desenvolvimento do país - afirmou Serys.

Para a senadora, a resistência à reforma agrária resultaria -de grande falta de inteligência-. Serys disse que a elite brasileira é -atrasada e gananciosa-, por ter tomado todos os espaços disponíveis, e não percebe que a reforma é favorável ao capitalismo. A senadora destacou que os governos estaduais não podem permitir a formação de milícias particulares pelos fazendeiros. -Isso é crime-, afirmou.

A senadora comentou ainda projeto de sua autoria que tramita no Senado, proibindo a veiculação de propaganda de remédios sem registro na Agência de Vigilância Sanitária. Serys comentou pesquisa realizada pelo órgão mostrando que 90% das peças publicitárias de remédios analisadas entre outubro de 2002 e maio de 2003 feriam a legislação que regulamenta o setor.

Desenvolvimento Sustentável

A senadora fez também relato da atuação da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável e Apoio às Agendas 21 Locais, da qual é presidente, e pediu aos senadores que elaborem projetos que tratem do desenvolvimento sustentável e os enviem à Frente Parlamentar.

Segundo relato de Serys, foi criada uma parceria com o Interlegis, a fim de facilitar o acesso às assembléias estaduais e câmaras municipais. Foi instituído ainda um concurso de redação a fim de que a Agenda 21 chegue às escolas. A frente também organizará um seminário com representantes do Executivo e do Legislativo para debater o desenvolvimento sustentável. -Hoje já é uma organização consolidada-, disse ela.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) elogiou a atuação de Serys e debateu a questão da Contribuição de Intervenção Sobre Domínio Econômico (Cide). Para o senador, o dinheiro acabará sendo retirado da recuperação de estradas para atender a pedidos de prefeitos e governadores.



25/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys defende redefinição de política agrícola no país

Serys defende reforma agrária em Mato Grosso

Serys diz que é preciso avançar na reforma agrária

Serys comemora formatura em Agronomia de assentados da reforma agrária

Serys quer agilizar reforma agrária em Mato Grosso

Serys quer que governo faça reforma agrária em terras públicas ocupadas