Serys defende reforma do Judiciário
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu nesta sexta-feira (28) uma ampla reforma do Judiciário, com o objetivo de torná-lo mais transparente e ágil em suas ações. Para ela, a reforma poderia começar pelo controle externo, -uma das principais alternativas para a recuperação da credibilidade- do Poder.
- O Judiciário não pode continuar sendo uma caixa inviolável - alertou Serys, ao sugerir que seja resgatada a proposta discutida pela Assembléia Nacional Constituinte, segundo a qual os presidentes de tribunais, inclusive o do Supremo Tribunal Federal (STF), seriam obrigados a prestar contas semestralmente ao Congresso Nacional sobre o andamento de seus respectivos trabalhos.
A senadora observou que a reforma do Judiciário voltou ao centro das discussões após a Polícia Federal divulgar, recentemente, os resultados da Operação Anaconda, que mostraram, conforme informou, o envolvimento de juízes com o crime organizado, como a venda de sentenças judiciais.
Serys disse que as revelações da Operação Anaconda -assustaram- toda a sociedade, reforçando a tese de que o Judiciário necessita passar por uma profunda reforma. Para ela, o trabalho realizado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público deve ser elogiado por todos, -já que está ajudando a depurar o Judiciário-.
Ao final, a senadora parabenizou o presidente do STF, Maurício Correa, propondo que no próximo dia oito de dezembro todos os juízes brasileiros abram as portas dos seus gabinetes para receberem a imprensa e as entidades da sociedade civil para que seja discutida a realidade do Judiciário.
Meio ambiente
Serys Slhessarenko, na oportunidade, aplaudiu a realização da Conferência Nacional do Meio Ambiente para Adultos, iniciada nesta sexta e que se estenderia até domingo na Universidade de Brasília (UnB). Entre os temas a serem abordados estão recursos hídricos, biodiversidade, pecuária, agricultura, atividades de pesca e extração florestal.
Para a senadora, o encontro, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, confirma o compromisso do atual governo com a qualidade de vida e a sustentabilidade socioambiental, -como pressupostos de um novo ciclo de desenvolvimento para o país-.
28/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys defende discussão aprofundada da reforma do Judiciário no Senado
Valadares defende reforma política e continuação da reforma do Judiciário
Serys defende parceria com Judiciário e com estados para solucionar problemas nas prisões
Serys defende discussão ampla da reforma universitária
Serys defende reforma agrária em Mato Grosso
Serys defende mudanças no texto da reforma da Previdência