Serys diz que reforma deve promover igualdade no tratamento tributário aos estados
O Senado não deve e não irá, na opinião da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), perder a oportunidade - por ocasião da votação da proposta de reforma tributária - de buscar a reparação do que qualificou como -histórico tratamento tributário desigual entre os estados-. Para ela, está na hora de os estados promissores e produtivos, como os da região Centro-Oeste, receberem benefícios condizentes com o quanto contribuem para o desenvolvimento do país.
- Nós vamos defender um grau de conscientização e de sensibilização dos parlamentares para aprovar uma reforma que seja justa e busque ajudar os estados mais frágeis e que sempre foram discriminados - afirmou a senadora, que disse ser este o caso de seu estado, o Mato Grosso.
Serys disse que espera que os senadores dos estados que, segundo ela, sempre foram mais beneficiados pelo sistema tributário, parem de buscar apenas seus interesses e concordem em ajudar no crescimento dos estados mais fragilizados. -E para isso nós vamos empreender a força política necessária para tanto-, complementou. Ela comunicou também que, para alcançar esse fim, ofereceu oito emendas à proposta de reforma tributária, sendo a maioria para alterar o modelo de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) entre os estados.
O senador Eurípedes Camargo (PT-DF) apoiou a manifestação de Serys e acrescentou que concorda com a necessidade de um esforço conjunto dos representantes dos estados que formam as regiões que mais precisam de incentivos, como o Centro-Oeste.
Serys aproveitou para anunciar sua satisfação por ter recebido na quinta-feira (23) a medalha de Grau de Grande Oficial do Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito da Aeronáutica. Sobre o assunto, ela lembrou que o ano de 2006 será dedicado a homenagear Santos Dumont e informou que os cineastas Tisuka Iamasaki e Luís Carlos Barreto vão preparar um filme para relatar os feitos do inventor do avião, a ser lançado neste mesmo ano.
24/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antonio Carlos quer melhor tratamento tributário a estados e municípios
Reforma da Previdência deve promover inclusão social, diz Mercadante
SUPLICY: GOVERNO DEVE DAR MESMO TRATAMENTO A TODOS OS ESTADOS
Novo sistema de previdência complementar vai promover igualdade
Senado lança programa para promover igualdade de raça e gênero
Tratamento tributário diferenciado para as microempresas é aprovado