Serys festeja decisão do STF sobre recursos da Cide



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) festejou nesta terça-feira (dia 23) decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando ao governo federal que os recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sejam utilizados no fim para o qual foram arrecadados, ou seja, o financiamento de infra-estrutura de transporte.

- A Cide foi aprovada em 2001 e regulamentada em 2002, mas recebeu veto do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e continua assim até hoje. Os seus recursos estão sendo utilizados para outros fins. Em 2003, estima-se que a Cide vai arrecadar mais de R$ 10 bilhões e nem 10% disso foi aplicado nas estradas - assinalou.

Serys disse que as estradas federais de Mato Grosso estão em situação "precaríssimas". Como exemplo, ela citou as BRs 070, 163, 364 e 158 e lembrou que a bancada do estado está lutando por mais recursos na Comissão Mista de Orçamento.

- Mato Grosso é o maior produtor de soja e um dos maiores de milho, gado, algodão e cana de açúcar. Só precisamos de um mínimo de infra-estrutura - afirmou.

A senadora também fez um apelo ao governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, para que providencie o pagamento dos salários de 12 mil funcionários interinos contratados pela Secretaria de Educação e de sete diretores do Sindicato dos Profissionais do Ensino Público do MT, que foram suspensos.

Serys também defendeu a abertura, já no início de 2004, da discussão no Congresso Nacional sobre a reforma do Judiciário. Ela disse que a grande maioria dos juízes é da "melhor estirpe, mas existe comércio de sentenças e isso precisa ser apurado porque o Poder Judiciário se julga inatingível".

O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) apoiou as reivindicações de Serys, lembrou que a reforma do Judiciário está tramitando há 13 anos no Congresso Nacional e defendeu a sua inclusão na pauta da convocação extraordinária em janeiro.



23/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys cobra explicações do governo sobre aplicações dos recursos da Cide

Serys faz apelo para que Senado assuma posição sobre recursos da Cide

Osmar Dias quer explicações sobre uso dos recursos da CPMF e da Cide

Serys defende regulamentação da Cide

Serys cobra aplicação da Cide na recuperação de estradas

Serys quer MP destinando 30% da Cide para recuperação das estradas