Osmar Dias quer explicações sobre uso dos recursos da CPMF e da Cide



Possíveis desvios na aplicação de recursos arrecadados com a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e com a Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF), entre 2002 e 2004, levaram o senador Osmar Dias (PDT-PR) a apresentar requerimento de informações ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Encaminhado à Mesa do Senado, o pedido será relatado pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI).

Além do total recolhido no período, Osmar Dias quer que seja discriminada a arrecadação gerada mensalmente por cada tributo. Ao discursar no Plenário, semana passada, o senador pelo Paraná acusou o governo federal de usar verbas da Cide, destinadas prioritariamente a obras de infra-estrutura de transportes, para cobrir despesas com vale-transporte e vale-alimentação de servidores públicos. Esse desvio de finalidade seria reforçado, ainda, com o uso dos recursos para amortização da dívida pública. 

As críticas de Osmar Dias à aplicação do dinheiro da Cide estão amparadas em estudo, encomendado pelo senador, que revelou a destinação de R$ 2 bilhões da arrecadação do tributo em 2003 para a composição do superávit primário. Se ficar configurado desvio de finalidade na utilização da receita dessas contribuições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser impedido de disputar a reeleição em 2006, segundo advertiu o parlamentar, por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).



20/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias cobra explicações sobre aplicação da Cide

Serys cobra explicações do governo sobre aplicações dos recursos da Cide

Osmar Dias quer que Senado mude PEC da CPMF

Osmar Dias quer que Senado mude PEC da CPMF

Osmar Dias quer rediscutir apoio do PDT à prorrogação da CPMF

Osmar Dias quer rediscutir apoio do PDT à prorrogação da CPMF