Serys homenageia integrantes do Ministério Público



Ao saudar todos os integrantes do Ministério Público pela passagem do seu dia, transcorrido no último domingo (14), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) destacou o trabalho dos promotores e procuradores da República. Ela disse que a luta destes profissionais tem sido eficaz na defesa da moralidade da gestão da coisa pública, na defesa do meio ambiente e dos direitos do consumidor, e na luta contra a corrupção e contra outros atos ilícitos que ameaçam as instituições do país.

- Para a felicidade da maioria de nossa população, no Brasil de hoje, os corruptos perderam o sossego e os potenciais candidatos a ladrão já pensam duas vezes antes de cometerem qualquer irregularidade que envolva sobretudo o dinheiro público. Assim, podemos dizer que existe hoje, em todo o território nacional, uma eficiente rede de vigilância contra a corrupção, comandada eficientemente pelo Ministério Público - afirmou Serys.

Na avaliação da senadora pelo Mato Grosso, dificilmente alguém imaginaria, antes da redemocratização do país, que pudessem ser deflagradas ações investigatórias e judiciais contra atos de corrupção e outros tipos de crimes cometidos por parlamentares, secretários de Estado, grandes empresários, banqueiros, altos funcionários e magistrados. Até então, completou, estas autoridades estiveram sempre protegidas pela impunidade.

Serys Slhessarenko registrou que, para os membros do Ministério Público, em primeiro lugar está o interesse da sociedade. Por este motivo, ela afirmou que o país não pode permitir que -os poderosos- que estão perdendo privilégios e se sentindo ameaçados utilizem artifícios políticos ou a força do peso econômico para enfraquecer aquela instituição e atrapalhar suas investigações.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFl-SP) endossou os elogios da senadora e falou sobre a necessidade de o Ministério Público e a polícia agirem em parceria no combate ao crime, principalmente o de colarinho branco. Ele também registrou reunião que está sendo realizada no âmbito do Ministério Público do Trabalho para ampliar as ações de combate ao trabalho escravo.



16/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova recondução de integrantes do Conselho do Ministério Público

Juízes e integrantes do Ministério Público defendem férias de 60 dias

Randolfe reprova intimidação a integrantes do Ministério Público no Amapá

CCJ define remuneração dos integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público

Plenário aprova punição mais severa a juízes e integrantes do Ministério Público

Serys condena restrições às ações do Ministério Público