Serys pede que mulheres disputem poder municipal
Durante a homenagem realizada ao Dia Nacional do Vereador, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) fez nesta quinta-feira (13) um apelo às mulheres para que disputem, "de igual para igual com os homens", o poder municipal. Ela argumentou que as mulheres representam 52% da população e devem estar representadas nos cargos de decisão da sociedade nessa proporção.
Em seu discurso, Serys pediu o fortalecimento do poder local, que, além de competência para decidir, precisa de mais recursos, especialmente no momento em que a reforma tributária está em discussão no Senado.
- Quem acredita na democracia tem que acreditar no poder local. É lá que o povo está. É ele quem sabe onde é necessária uma sala de aula, um posto de saúde, onde tem buraco na rua, onde está faltando remédio. O cidadão chega fácil, em primeiro lugar, ao vereador e ao prefeito. A descentralização é fundamental - avaliou Serys, que estendeu uma homenagem especial às vereadoras e vereadores do Mato Grosso.
Para representar a importância dos vereadores, a senadora narrou a história do vereador Moisés Martins, de Cuiabá, que, diante de uma prorrogação arbitrária do mandato dos vereadores, renunciou ao mandato. "Ele é um exemplo de que a democracia está no sangue dos cidadãos brasileiros", disse.
Presidente da Frente Parlamentar Agenda 21 Local, Serys conclamou os vereadores brasileiros a formar frentes nas câmaras municipais para promover o desenvolvimento sustentável em suas regiões. Em março, relatou, será feita uma reunião com assembléias legislativas para traçar estratégias para que essa idéia chegue aos municípios. O objetivo, segundo Serys, é formar fóruns paritários, compostos pelo Legislativo, pelo Executivo e pela sociedade civil, para elaborar projetos de desenvolvimento sustentável.
O senador Romeu Tuma (PFL-SP), 1º secretário da Casa, ofereceu a estrutura do projeto Interlegis, a comunidade virtual do Legislativo, para que a frente, por meio de videoconferências, chegue às mais de duas mil câmaras de vereadores que já estão interligadas. Essa, segundo o senador, é mais uma oportunidade para levar aos municípios informações sobre como legislar e elaborar orçamentos. Tuma pediu seu ingresso na frente parlamentar.
O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) destacou a importância do legislador municipal na vida administrativa nacional. "Afinal, o cidadão vive no município, não vive na União", disse. O aprendizado da vereança na carreira política foi destacado em aparte pelo senador João Ribeiro (PFL-TO). Por isso, ele se disse preocupado com projetos que pretendem retirar salários de vereadores em cidades até 10 mil habitantes. "O vereador precisa ser prestigiado. É na porta dele que o cidadão bate na hora de sua angústia e necessidade", afirmou.
- Seria impossível a um municipalista como eu não unir minha voz a todas as outras nessa homenagem - declarou o senador Ramez Tebet (PMDB-MS), também em aparte.
13/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys pede igualdade entre homens e mulheres
Serys: Paz no mundo depende de mais poder para a mulher
Serys participa de abertura do 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais do Poder Legislativo
VÍDEO SOBRE MULHERES E O PODER É LANÇADO
Câmara debaterá participação das mulheres no poder
Mulheres estão ausentes do poder, avalia Cristovam