Serys quer recursos para estradas mato-grossenses
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse nesta segunda-feira (4) que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, precisa tomar uma decisão imediata em relação aos recursos para recuperação das rodovias federais, especialmente aquelas localizadas no estado de Mato Grosso. Ela anunciou que amanhã partirá do município de Nova Mutum um caminhonaço em direção ao porto de Santarém, no Pará, onde serão descarregadas várias toneladas de soja. Segundo ela, o caminhonaço é um protesto pelo não asfaltamento de 800 quilômetros da BR-163, dentro do Pará.
Serys Slhessarenko explicou que, na parte que fica no interior do Mato Grosso, a BR-163 já está asfaltada, embora se encontre em péssimas condições de tráfego e precise de restauração, mas a parte paraense da rodovia não tem asfalto e isso impede que o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso seja encurtada em mil quilômetros.
- O escoamento pelos portos de Paranaguá e de Santos é muito difícil. O custo do frete até Santarém será US$ 20 mais barato - avaliou.
Conforme a senadora, as chuvas em Mato Grosso iniciam em no máximo dois meses e, na situação em que se encontram as estradas, será uma calamidade pública.
- O dinheiro da Cide [Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico] está aí arrecadado. Não adianta fazer discurso dizendo que está preocupado com a situação do país. É preciso tomar medidas concretas - afirmou.
A senadora ainda citou artigo escrito pelo senador Paulo Octávio (PFL-DF) sobre a necessidade de se criar uma consciência na sociedade sobre a importância da indústria do turismo como potencial fonte geradora de empregos. Serys destacou a preocupação do governo com a geração de empregos, mas alertou que é preciso -acabar com essa neurose de superávit primário e consertar as estradas, que são importantes para o turismo. Superamos as exigências do FMI [Fundo Monetário Internacional] e precisamos superar as exigências do povo brasileiro-.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar nos próximos dias a unificação e racionalização dos programas de transferência de renda. Para ele, essa é uma decisão importante, porque -um programa de transferência de renda bem feito poderá ser uma mola propulsora para o desenvolvimento-.
04/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys elogia produtores mato-grossenses
Serys pede recuperação de estradas no Mato Grosso
Estradas do Mato Grosso precisam de restauração, diz Serys
Serys pede mais recursos para estradas
TEBET APONTA CONQUISTAS DOS SUL-MATO-GROSSENSES
Serys elogia vitória de Lula e pede mais recursos para Mato Grosso