Sete telefônicas são multadas em mais de R$ 6 milhões por desrespeito ao consumidor
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça multou em mais de R$ 6 milhões sete empresas de telefonia que descumpriram o decreto que regulamenta o Serviço de Atendimento ao Consumidor, também conhecidos como call centers.
As decisões do DPDC foram publicadas nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União. Após fiscalizações, o DPDC concluiu que as empresas Vivo, Nextel, GVT, TIM, Claro, Telemar Norte Leste e Embratel infringiram normas referentes ao acesso ao serviço e à entrega de cópia da gravação do atendimento. Segundo o decreto, é direito básico do consumidor obter informação adequada e clara sobre os serviços que contratar.
De acordo com o Ministério da Justiça, os processos foram instaurados no final de 2009 e motivados pelo grande volume de reclamações que chegaram aos Procons de todo o País nos primeiros 12 meses de vigência do decreto, que completou dois anos este mês.
As multas foram calculadas com base, entre outros fatores, na extensão do dano causado aos consumidores, na vantagem obtida e na condição econômica das empresas.
Fonte:
Agência Brasil
10/12/2010 10:42
Artigos Relacionados
Lojas podem ser multadas se não exibirem cópia do Código do Consumidor
Paim alerta para desrespeito a direitos do consumidor
Ligações telefônicas de sete cidades do Entorno para DF deixarão de ser interurbanas
Renan quer ouvir Ministério da Justiça sobre desrespeito à Lei de Defesa do Consumidor
Em dois anos, mais de sete milhões de m³ de detritos foram retirados do Tietê
Em sete anos, 64 milhões de pessoas migraram para faixas mais altas de renda