Sibá agradece pela vitória de Lula e propõe que Congresso discuta agenda



Em pronunciamento no qual agradeceu aos eleitores do Acre pela vitória do presidente reeleito Lula, o senador Sibá Machado (PT-AC) sugeriu, nesta terça-feira (31), que o Congresso discuta para a próxima legislatura, "uma agenda mínima que não se confunda com cooptação de partidos ou adesismo cego às propostas do governo".

- É uma agenda que nasce de um certo consenso dentro do Congresso Nacional de que passa da hora de realizar as reformas de algumas instituições. O presidente Lula já sinalizou para a oposição da idéia de uma 'concertação' nacional - lembrou.

A agenda proposta, disse o senador, confunde-se com uma agenda de reformas, principalmente políticas, porém dependente da interlocução com a oposição. Nessa pauta, frisou, estariam incluídos temas como o fortalecimento dos partidos políticos, o fim da reeleição para o Executivo com mandatos de cinco anos e modificações visando a tornar mais aparente a elaboração do orçamento da União.

- Agora, concluído o segundo turno, precisamos sair do terreno minado do processo eleitoral, superar as dificuldades da negociação política e, a partir do interesse nacional, fazermos alianças pontuais - concluiu.

31/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon propõe congresso para que PMDB discuta sucessão presidencial em 2010

Lula agradece apoio do Congresso e destaca realizações de seu governo

Crivella aplaude Lula pela vitória no segundo turno

Paulo Octavio agradece a Lula pela recomposição do fundo constitucional do DF

Raupp cumprimenta Lula pela vitória e cobra investimentos para RO

Renan atribui vitória de Lula à economia e afirma que quer votações no Congresso até o fim da legislatura