Sibá comenta convenção do PT, CPI dos Sanguessugas e H-Bio Diesel



O senador Sibá Machado (PT-AC) comentou sua expectativa em relação à convenção nacional do Partido dos Trabalhadores, marcada para este sábado (24), que deverá se concentrar, conforme adiantou, nos seguintes pontos: avaliação do país, perfil histórico do partido, conquistas do governo Luiz Inácio Lula da Silva e diretrizes para um futuro governo. Na sua opinião, o PT deve evitar que as questões locais prevaleçam em relação às nacionais e confirmar a pré-candidatura do presidente Lula à reeleição.

Em relação às disputas estaduais, Sibá defendeu um esforço concentrado para a manutenção do controle dos governos do Acre, do Piauí, e do Mato Grosso do Sul nas mãos do PT. O partido também deve se empenhar, segundo revelou, pela eleição do senador Aloizio Mercadante para o governo de São Paulo, do ex-ministro Olívio Dutra para o governo do Rio Grande do Sul e da senadora Fátima Cleide para o governo de Rondônia, além de trabalhar pelos candidatos petistas aos governos de Pernambuco e de Sergipe.

CPI dos Sanguessugas e H-Bio Diesel

A instalação da CPI dos Sanguessugas, criada para investigar irregularidades na compra de ambulâncias com verbas de emendas parlamentares, também foi comentada por Sibá. O parlamentar defendeu a elaboração de um calendário rigoroso e objetivo de trabalho para a comissão, conciliado com o processo de votações da Casa e o período eleitoral. Sua preocupação é que a comissão não reúna assuntos "fora de foco, pois, assim, corre o risco de terminar sabe Deus quando e com que tipo de relatório".

Sibá também saudou a Petrobras pelo desenvolvimento do H-Bio Diesel, um novo tipo de óleo diesel produzido a partir da mistura de óleo vegetal, como o de soja, mamona e dendê, com óleo diesel mineral durante o processo de refino. Conforme assinalou, três refinarias estarão produzindo o H-Bio entre 2006 e 2007: Gabriel Passos (MG), Presidente Getúlio Vargas (PR) e Alberto Pasqualini (RS). Outra vantagem apontada é a redução das importações brasileiras de óleo diesel, inicialmente, em cerca de 250 milhões de litros por ano.



22/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá Machado elogia trabalho da CPI dos Sanguessugas

Marco Maciel comenta convenção sobre alterações climáticas no mundo

Sibá comenta livro sobre relatório da CIA

Sibá relata resultados da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica

Sibá comenta artigo sobre livro de Mercadante

Sibá comenta emissão de licenças ambientais pelo Ibama