Sibá contesta críticas de ruralistas ao governo
O senador Sibá Machado (PT-AC) considerou exageradas as críticas que os produtores rurais mobilizados em Brasília estão fazendo aogoverno federal.Líderes rurais e representantes de sindicatos da categoria estão na capital federal em mobilização para sensibilizar o Congresso e o governo sobre as reivindicações do setor, incluindo a rolagem de dívidas e modificações na política cambial, visando tornar mais rentável a exportação de grãos e produtos primários.
Lembrando que, de 1995 até hoje, dois presidentes da República já sancionaramdez leis sobre programas de alongamento e refinanciamento de dívidas de produtores rurais, Sibá criticou ruralistas de monoculturas como soja, cacau e cana-de-açúcar. Segundo observou, "ganham dinheiro em determinados ciclos e depois tomam prejuízos incalculáveis por fatores naturais intrínsecos aos riscos da atividade agrícola".
- Se tivessem planejado melhor a aplicação dos seus ganhos e lucros nas melhores safras e nos maiores preços de vendas dos produtos, não estariam passando por isso - analisou o senador, observando que, dos recursos que devem ser destinados pelo governo para as negociações de alongamento (R$ 33,08 bilhões), R$ 27,5% poderão ser utilizados em dívidas já renegociadas, cujos devedores não se preocuparam em como pagá-las, conforme assinalou.
-Sei que o dólar está baixo, que agricultores e governo devem discutir uma solução conjunta, mas muitos produtores já tiveram suas dívidas negociadas. Querem pegar carona. A economia não suporta - reiterou.
17/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli contesta críticas do PSDB ao governo
HELOÍSA CONTESTA CRÍTICAS DO GOVERNO E DA IMPRENSA AO MST
Mercadante contesta críticas de FHC ao governo Lula
Ideli contesta críticas de Bornhausen e Arthur Virgílio ao governo
Ideli contesta críticas de FHC com números do PIB
Ideli contesta críticas da oposição