Sibá defende mudanças na Eletrobrás



O senador Sibá Machado (PT-AC) defendeu nesta quinta-feira (13) as mudanças feitas na Eletrobrás por meio da aprovação do projeto de conversão proveniente da Medida Provisória 396/07. Sibá ressaltou a alteração que retirou o impedimento legal de a Eletrobrás ser parte majoritária em empreendimentos associados com a iniciativa privada, inclusive na exploração internacional e bilateral de energia elétrica.

- Poderíamos imaginar Itaipu sendo uma empresa paraguaia? Pois é o que aconteceria se a Eletrobrás continuasse impedida de liderar projetos. Qualquer empresa binacional, com a Argentina, com a Bolívia, com a Colômbia etc, seria sempre uma empresa controlada por outros países. Em vez de ser controlada pelo Brasil - afirmou.

Rebatendo argumentos da oposição contra as alteração na Eletrobrás, Sibá lembrou que o governo Fernando Henrique Cardoso também utilizou medidas provisórias para alterar o Plano Nacional de Desestatizações e que a "emancipação" da Eletrobrás não vai desestimular o investimento do capital privado.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse, em aparte, que chegou a sugerir ao relator da matéria, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que mantivesse a proibição de a Eletrobrás ser parte majoritária nos empreendimentos realizados apenas no Brasil, permitindo que assumisse o controle nos empreendimentos internacionais. Ao contrário de Sibá, Flexa Ribeiro acredita que a mudança significa reestatização da empresa, o que os investidores privados verão com desconfiança e se afastarão.

O senador Expedito Júnior (PR-RO) sugeriu que Sibá agende uma reunião conjunta entre as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, com os parlamentares da região amazônica. Ele quer que todos tentem encontrar uma saída para a convivência harmoniosa entre o poder público e a iniciativa privada no setor elétrico.



13/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá fala da importância das mudanças no setor elétrico

Lobão defende privatização da Eletrobrás

Delcídio Amaral defende MP que autoriza participação majoritária da Eletrobrás em projetos

Sibá defende Justiça Trabalhista

Sibá Machado defende o fim do vestibular

Sibá defende extinção do vestibular