Sibá lê nota contestando críticas da ONU a biocombustíveis



O vice-presidente da Subcomissão Permanente dos Biocombustíveis, senador Sibá Machado (PT-AC), leu, em Plenário, nota emitida pelo presidente do colegiado, senador João Tenório (PSDB-AL), na qual contesta declarações recentes do relator da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o direito à alimentação, Jean Ziegler. O relator teria dito a uma emissora de rádio da Alemanha que a utilização de terras agricultáveis para a produção de biocombustíveis é "crime contra a Humanidade", por seu impacto nos preços mundiais dos alimentos.

De acordo com a nota, é injustificável "a onda crescente contra a produção biocombustíveis, principalmente o etanol". A guerra entre alimentos e combustíveis, disse João Tenório, "é uma hipótese irreal". O presidente da subcomissão - que é vinculada à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) - endossou a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, em viagem à Europa, considerou que o aumento dos preços dos alimentos advém da maior demanda decorrente da diminuição da pobreza.

A nota lida por Sibá também contesta as tentativas de se apontar o etanol como uma ameaça potencial à preservação da Amazônia. Para João Tenório, o risco é inexistente, uma vez que o clima da Amazônia não é apropriado para a produção de cana-de-açúcar.

Sibá enfatizou a tecnologia brasileira de carros bicombustíveis e também a produtividade alcançada pelo álcool originário da cana-de-açúcar - uma cultura de países tropicais -, apontada como muito superior à obtida do milho - que pode ser produzido em climas temperados ou subtropicais.

- A gente quer entender que (a campanha contra os biocombustíveis) é pura esperteza na área de domínio comercial - afirmou Sibá, destacando os recuos anunciados pelo Reino Unido e pela Alemanha no aproveitamento do etanol como combustível.

O parlamentar ainda saudou o anúncio de descoberta - não confirmada oficialmente - de novo campo de petróleo na bacia de Santos, que seria a terceira maior reserva existente em todo o mundo.



14/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Ribeiro lê nota do PR contestando acusações de deputado

Renan divulga nota contestando decisão da Executiva do PMDB

Tião Viana lê nota da Polícia Federal contestando matéria sobre Freud Godoy

Sibá exalta Embrapa e diz que biocombustíveis não encarecem alimentos

Sibá Machado diz que Brasil pode se tornar o líder mundial na produção de biocombustíveis

Tião Viana apóia biocombustíveis, mas acolhe críticas ao programa