Sibá Machado quer reforma agrária para impedir internacionalização da Amazônia



O senador Sibá Machado (PT-AC) defendeu nesta quinta-feira (10) a realização de uma reforma agrária com alteração do modelo agrícola, combinada com uma agressiva política de aproveitamento da biomassa da região como a maneira mais eficaz para se combater qualquer possibilidade de internacionalização da Amazônia. O processo, segundo ele, seria coordenado por forças sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra e os militares, com capacidade de gerar um núcleo de unidade do povo capaz de enfrentar uma intervenção externa.

De acordo com Sibá, apesar de a ministra do meio Ambiente, Marina Silva, haver assegurado que não há fundamento na notícia veiculada pela Internet, há cerca de dois meses, sobre a existência de uma publicação adotada em escola norte-americana que exibia a região amazônica como sendo área internacional, -já em 1919, o então presidente Epitácio Pessoa foi peitado pelo presidente do Estados UNidos, Woodrow Wilson, exigindo-lhe eu promovesse a internacionalização da Amazônia-.

Tomando por base reportagem do jornalista Beto Almeida intitulada -Amazônia e a alienação da mídia-, publicada no jornal Pátria Latina, o senador relacionou declarações de políticos como Margareth Thathcer, chefe-de-estado da Grã Bretanha, assim como seu sucessor John Major, além do ex-vice-preisidente norte-americano Al Gore, entre outros, defendendo o projeto de internacionalização da Amazônia.

De acordo com o texto do jornalista citado por Sibá, -as campanhas de ecologistas internacionais a que estamos assistindo sobre a região amazônica estão deixando a fase propagandística para dar início a uma fase operativa que pode definitivamente ensejar intervenções militares diretas sobre a região-.

Sibá Machado reivindicou informações mais amplas do Sistema de Vigilância da Amazônia, que, segundo ele, as estaria apresentando de maneira superficial às autoridades brasileiras. Ele atribuiu essa falha à maneira como ocorreu a licitação para aquisição dos aparelhos utilizados no Sivam.

O senador anunciou que a ministra Marina Silva e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miquel Rosseto, entre outras autoridades, estarão nessa sexta-feira (11) em Manaus, quando participarão de um encontro sobre o desenvolvimento amazônico em novas bases, para o qual convidou os senadores.



10/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá quer inclusão da comunidade e realização da reforma agrária para desenvolvimento da Amazônia

Sibá Machado adverte para risco de internacionalização

Mozarildo pede medidas para impedir internacionalização da Amazônia

Sibá Machado defende reforma política, com prioridade para unificação da data das eleições

Sibá Machado quer criar conselhos deliberativos para os Fundos Constitucionais

SÉRGIO MACHADO DEFENDE REFORMA AGRÁRIA DO GOVERNO