Sibá registra ato pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo
O senador Sibá Machado (PT-AC) registrou, nesta quarta-feira (12), em Plenário, a realização, no Congresso Nacional, de ato pela aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que dispõe sobre a desapropriação de propriedades rurais onde for comprovada a prática de trabalho análogo ao de escravo (PEC 438/01) - a chamada PEC do Trabalho Escravo. A manifestação, informou, foi organizada pelo presidente da Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo, senador José Nery (PSOL-PA).
Sibá afirmou que, apesar de o Brasil possuir uma agricultura considerada moderna, o país ainda vive uma relação de escravidão com seus trabalhadores. O senador defende o confisco de terras onde haja utilização de mão-de-obra escrava, já que, conforme observou, empresários do agronegócio ainda não se conscientizaram da questão como aconteceu com os da indústria.
O senador disse que a História do Brasil demonstra que o país foi construído com o sofrimento do povo. Inicialmente, observou, os índios foram assassinados porque não concordavam em ser escravizados pelos colonizadores. Posteriormente, os africanos foram trazidos de forma violenta para o Brasil.
- O Brasil foi construído em cima de sangue, suor e lágrimas de tantas pessoas - disse.
Sibá apelou às confederações e associações de agricultura para não aceitarem em seus quadros pessoas que empreguem trabalho escravo em suas propriedades. O senador disse que o mercado internacional já possui norma que impede o comércio de produtos resultantes da adoção dessa prática.
12/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá pede aprovação da PEC que expropria terras onde há trabalho escravo
José Nery organiza ato pela aprovação da PEC que determina expropriação de terra onde há trabalho escravo
José Nery luta pela aprovação, na Câmara dos Deputados, da PEC que aumenta punição para quem explora trabalho escravo
Paim comemora aprovação da PEC do trabalho escravo
Acordo permite aprovação da PEC do Trabalho Escravo na CCJ
Paulo Paim pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo