José Nery organiza ato pela aprovação da PEC que determina expropriação de terra onde há trabalho escravo



O senador José Nery (PSol-PA), reuniu-se, na terça-feira (22), em Brasília, com representantes de várias entidades ligadas às questões sociais, para discutir a organização de um ato nacional, a ser realizado em 12 de março, no Congresso Nacional, pela aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 438/01, de autoria do então senador Ademir Andrade, que determina a expropriação de propriedades rurais em que for constatada a existência de trabalho escravo. José Nery é presidente da Subcomissão Temporária do Trabalho Escravo, que funciona no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Na opinião do senador, a PEC é de fundamental importância para a erradicação do trabalho escravo no país. A matéria já foi aprovada no Senado e tramita na Câmara dos Deputados, onde depende de votação em segundo turno. A proposta foi aprovada naquela Casa, em primeiro turno, em agosto de 2004, com 326 votos favoráveis, nove contrários e dez abstenções, na forma de emenda aglutinativa substitutiva.

José Nery informou que líderes partidários e os presidentes do Senado, Garibaldi Alves, e da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, serão convidados a participar do ato de apoio à PEC. Ele disse que haverá participação também do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e de outras entidades nacionais que lutam por justiça e liberdade. Da reunião para definir um calendário de mobilização nacional pela erradicação do trabalho escravo, participaram representantes de entidades como o Fórum Nacional de Luta pela Reforma Agrária, a Via Campesina, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Maranhão, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a organização não- governamental Repórter Brasil.



23/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery defende PEC que prevê expropriação de terra onde for constatado trabalho escravo

José Nery e Suplicy pedem a Chinaglia rapidez na aprovação da expropriação de terras onde há trabalho escravo

José Nery luta pela aprovação, na Câmara dos Deputados, da PEC que aumenta punição para quem explora trabalho escravo

José Nery volta a defender lei que expropria terras onde há trabalho escravo

José Nery pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo

MARLUCE QUER EXPROPRIAÇÃO DE TERRA ONDE HOUVER TRABALHO ILEGAL DE MENOR