Sílvio Pereira é intimado a depor na CPI dos Bingos na quarta



O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), foi informado na tarde desta segunda-feira (8) de que o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira está "regularmente intimado" a prestar depoimento à comissão, o que deverá ocorrer na quarta-feira (10), a partir das 11h. A informação foi transmitida a Efraim por meio de fax transmitido pela Polícia Federal às 18h49.

VEJA MAIS

Assinado pelo diretor-geral da PF, Paulo Fernando da Costa Lacerda, o ofício informa que Sílvio Pereira assinou o termo de intimação expedido pela CPI e apresentado ao ex-secretário por agentes da Polícia Federal. O documento não informa, entretanto, onde Sílvio foi encontrado. Ele mora num apartamento no bairro Bela Vista, Sem São Paulo.

Em discurso pronunciado em Plenário no meio da tarde, Efraim havia dito que se o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira não atendesse à convocação da CPI para prestar esclarecimentos, estaria sujeito ao uso da chamada "pressão coercitiva" - ou seja, poderia ser preso. A convocação de Sílvio Pereira foi provocada pelas declarações do ex-secretário ao jornal O Globo publicadas no último domingo.

Efraim informou que, pela manhã, havia encaminhado uma notificação de convocação a Sílvio, por intermédio da Polícia Federal, sem ter obtido retorno. Preventivamente, o senador solicitou à assessoria da CPI que fizesse preparos de natureza jurídica e administrativa necessários a uma eventual convocação do ex-secretário do PT por meio da força.

- Ele já está convocado desde outubro do ano passado e, se não for encontrado, é porque estará tentando desmoralizar a Polícia Federal - afirmou Efraim.

O parlamentar disse não acreditar que o Supremo Tribunal Federal (STF) vá conceder liminar a um pedido de Sílvio Pereira para não comparecer à CPI, uma vez que o ex-secretário deu uma série de informações importantes ao Globo e agora não poderia deixar de falar a um dos poderes da República. Além disso, na condição de ex-secretário, ele estaria apto a explicar dúvidas ligadas ao financiamento das campanhas eleitorais do partido, inclusive originadas de donos de casas de bingo.

Em aparte, o líder do PFL, senador José Agripino (RN), lembrou que, na CPI dos Bingos, Rogério Buratti, ex-assessor do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, contou que o PT recebeu recursos dos bingueiros. Isso jogaria por terra a alegação de que o depoimento de Sílvio Pereira fugiria do fato determinado em investigação pela comissão.

Essa foi a justificativa dada pelo ministro do STF Cezar Pelusoparasuspender o depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa à CPI dos Bingos, marcado para o dia 16 de março. Peluso entendeu que não havia ligação entre o objeto de investigação da CPI, que é o de suspeita de irregularidades em casas de jogos, e o depoimento do caseiro sobre a participação do ex-ministro da Fazenda em encontros em uma mansão alugada no Lago Sul por participantes da chamada República de Ribeirão Preto.

Efraim procurou deixar bem clara a conexão entre os dirigentes do PT e o ex-secretário do partido, que agora está sendo execrado e desqualificado por ex-companheiros como o presidente do PT, Ricardo Berzoini, que o chamou de "traidor". O senador pelo PFL lembrou que Sílvio relacionou-se durante muitos anos com a cúpula do PT, tendo sido designado para negociar cargos no governo. Em imagens gravadas para filmes sobre Lula, Sílvio aparece bem próximo do presidente, de acordo com o senador.

Marcos Valério pode ser convocado pela CPI dos Bingos

Agripino quer Lula no Congresso se Sílvio Pereira não disser o que sabe

Para Arthur Virgílio, Sílvio Pereira deve explicar de quem tem medo

Marcos Valério não era acobertado pelo governo, diz Ideli

Alvaro Dias: Sílvio Pereira deve dizer por que derrubaria a República

Mão Santa: Sílvio Pereira e Lula são "cúmplices"



08/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sílvio Pereira depõe na CPI dos Bingos nesta quarta-feira

Silvio Pereira deverá depor nesta semana

CPI pode votar nesta quarta convocação de Valério e quebras de sigilo de Delúbio e Silvio Pereira

Silvio Pereira defende o presidente Lula

Mão Santa: Sílvio Pereira e Lula são "cúmplices"

Silvio Pereira responsabiliza direção do PT por esquema de corrupção