Proposta de Simon obriga a Justiça Eleitoral a divulgar nomes de candidatos que respondam a processos



Está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) um projeto de lei que obriga a Justiça Eleitoral a divulgar, durante o período da propaganda eleitoral, os nomes dos candidatos que sejam réus em processos criminais ou que respondam a representações por quebra de decoro parlamentar. A proposta (PLS 255/06) é de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Ao justificar sua proposição, Simon declara que se trata "de medida que visa ao maior esclarecimento sobre a situação jurídica dos postulantes a cargos eletivos, para que o eleitorado possa fazer suas escolhas com mais informação e de forma mais consciente".

O senador ressalta que o eleitor tem direito à informação sobre os candidatos, mas reconhece que a divulgação desse tipo de dado pode "ensejar prejulgamento do candidato pelo eleitorado". Por isso, de acordo com o projeto, a Justiça Eleitoral terá de destacar que "os candidatos citados não são considerados culpados" até que os respectivos processos sejam concluídos.

Para implementar essas mudanças, a matéria acrescenta um artigo - que contém dois parágrafos - à Lei 9.504 de 1997. A proposta já recebeu voto favorável de seu relator, senador Jefferson Péres (PDT-AM), e será votada na CCJ em decisão terminativa.



10/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon comunica aprovação de projeto que obriga Justiça Eleitoral a divulgar nomes de candidatos condenados em primeira instância

CCJ vota projeto que obriga Justiça Eleitoral a divulgar nomes de candidatos que sejam réus

CCJ aprova divulgação pela Justiça Eleitoral de nomes de candidatos réus em processos

Na TV Senado, Jefferson Péres discute projeto que obriga divulgação de nomes de candidatos condenados

Projeto de Simon expõe candidatos que respondem a processos criminais

Simon defende rapidez em julgamento de processos que têm candidatos como réus