Simon critica aliança de Renan Calheiros com Collor



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) divulgou carta que enviou ao presidente de seu partido, deputado Michel Temer (SP), pedindo seu apoio irrestrito à decisão da convenção de setembro do ano passado, em que 98,7% dos participantes decidiram por uma candidatura própria do PMDB para a Presidência da República. Além de Temer, a carta critica os líderes do partido no Senado e na Câmara, senador Renan Calheiros (AL) e deputado Geddel Vieira Lima (BA).

O representante do Rio Grande do Sul chamou de "aliança espúria" a chapa engendrada por Renan Calheiros em Alagoas, onde ele seria candidato ao governo do estado e o ex-presidente Fernando Collor candidato ao Senado, conforme divulgado pela imprensa. Simon lembra, na carta, que Collor foi "apeado constitucionalmente do poder numa ação moralizadora que empolgou o país e que teve origem numa iniciativa do PMDB".

- A que ponto chegou a falta de escrúpulos de nossas lideranças mais expressivas! - afirmou Simon, ao ler a carta, na íntegra, para os jornalistas.

Para o senador, o Conselho de Ética do partido deveria ser acionado para julgar declarações do deputado Geddel que, no entendimento de Simon, afirmaram ser "mais negócio aderir agora ao candidato governista para auferir mais vantagens na barganha em que pretende mercadejar a legenda histórica do PMDB". Ele também criticou Temer, que, em vez de rechaçar, tem apoiado as manifestações contrárias à escolha de um candidato próprio.

Na entrevista, Simon afirmou ser pré-candidato a presidente não por um projeto pessoal, mas "para salvar a história, a moral e a biografia do meu partido". Ele afirmou ainda que o senador José Sarney (PMDB-AP) - que declarou pertencer ao partido de sua filha, Roseana Sarney, governadora do Maranhão e também pré-candidata à Presidência, só que pelo PFL - deveria se licenciar do PMDB durante a campanha da filha.



05/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros comemora aliança do PMDB com o PT

Eduardo Braga critica 'pré-julgamento' de Renan Calheiros

Renan Calheiros critica Ibama por vetar construção de estaleiro em Alagoas

Osmar Dias critica suposto acordo para absolver Renan Calheiros

Osmar Dias critica suposto acordo para absolver Renan Calheiros

TRE mantém aliança de Collor e Ciro no Alagoas