SIMON DEFENDE PROJETO SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu projeto de lei de sua autoria que inclui na Lei Agrícola um dispositivo considerando os agricultores familiares como beneficiários permanentes de crédito especial e diferenciado. Em vez de depender de programas especiais, esses pequenos produtores passariam a ser atendidos de forma continuada, o que já ocorre com os assentados em áreas de reforma agrária:

- A partir da aprovação do meu projeto, o Poder Público não apenas poderá conceder crédito especial para as famílias que detêm áreas com até quatro módulos fiscais e têm 80% de sua renda proveniente da atividade rural, mas terá que assegurar tais créditos, em nome de acréscimos na produção de alimentos básicos - explicou Simon.

De acordo com números divulgados pelo senador gaúcho, estudos da FAO (Organização da ONU para Agricultura e Alimentação) concluíram que, mesmo ocupando 60% da mão-de-obra da agricultura e sendo responsável por 75% do total das explorações, embora ocupe apenas 25% de área produtiva, a agricultura familiar recebe apenas 11% do total dos financiamentos agrícolas.

POLÍTICA PÚBLICA

Na opinião de Simon, o estímulo à produção de alimentos suficientes para garantir o consumo de toda a população, a geração e a manutenção de empregos e a defesa do meio ambiente para as gerações futuras têm de ser uma política pública assumida e legitimada por toda a população. Como a agricultura familiar inclui todos esses aspectos, ele defende que o seu projeto seja amplamente discutido com os segmentos interessados no assunto:

- O trabalho do pequeno agricultor brasileiro tem sido, ao longo do tempo, uma verdadeira missão. E como tal, a sua lida mais se parece com um sacerdócio. É ele quem alimenta o país, sem que o país lhe retribua, ao menos, pelo seu suor - comentou Simon, acrescentando que, em duas décadas, 30 milhões de brasileiros deixaram o campo e incharam as cidades.



02/07/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE SIMON GARANTE CRÉDITO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

Projeto sobre Código Florestal poderá ter capítulo sobre agricultura familiar

SIMON DIZ QUE AGRICULTURA FAMILIAR PODE SER UMA RESPOSTA AO DESEMPREGO

Cassel nega repasses ao MST e defende apoio à agricultura familiar

Acir Gurgacz defende políticas estruturantes para agricultura familiar

Agricultura familiar é mais produtiva que outras modalidades, defende ministro