SIMON DIZ QUE AGRICULTURA FAMILIAR PODE SER UMA RESPOSTA AO DESEMPREGO



Com a questão do aumento do desemprego no centro dos debates nacionais, o presidente da República poderia fortalecer decididamente o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e teria uma resposta imediata em termos de mais produção, renda e emprego, disse hoje (dia 31) o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

- O governo criou o Pronaf, mas este não pode ser um programa "de mentirinha" - enfatizou.

O senador baseou-se em dados de pesquisa realizada pela FAO, segundo a qual a agricultura familiar exige pequeno investimento por emprego gerado, em média, 9 hectares para cada nova ocupação e R$ 10 mil por família. É por isso que, conforme a FAO, essa setor engloba hoje 6,5 milhões de estabelecimentos rurais, produzindo 87% da mandioca, 79% do feijão, 69% do milho e 66% do algodão.

Esse total de pequenas propriedades rurais tem acesso a apenas 10% do crédito agrícola, enquanto as 500 mil grandes propriedades, com produção moderna, intensiva, especializada e monocultora, obtêm os 90% restantes, à custa de redução do emprego de mão-de-obra, da dependência de insumos agrícolas importados e da completa separação entre gestão e trabalho, salientou o senador.

Já a agricultura familiar, conforme Simon, caracteriza-se pela gestão intimamente relacionada ao trabalho, ênfase na diversificação produtiva de alimentos, na manutenção e durabilidade dos recursos naturais e da qualidade de vida e no uso de insumos internos.

Em aparte, o senador Levy Dias (PPB-MS) ressaltou que uma das maiores ameaças para o país está no aniquilamento do setor rural. No caso da agricultura familiar, ele concordou com Simon e acrescentou: "Tudo está globalizado, menos os juros". Para ele, os pequenos proprietários não têm como manter suas atividades com financiamentos à base de 6% ao ano, mais TJLP: "Quem pega esses financiamentos, quebra".



31/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA APONTA AGRICULTURA FAMILIAR COMO SAÍDA PARA O DESEMPREGO

SIMON DEFENDE PROJETO SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR

PROJETO DE SIMON GARANTE CRÉDITO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

Vinho colonial pode estar entre os produtos da agricultura familiar

Novo Código Florestal pode ter capítulo para a agricultura familiar

Associado de entidade da agricultura familiar pode descontar taxas do benefício da Previdência