SIMON DESTACA VERSATILIDADE DE GUIDO MONDIM



SIMON DESTACA VERSATILIDADE DE GUIDO MONDIM

Ao reverenciar a memória doex-senador gaúcho Guido Mondim, que morreu em maio passado aos 88 anos e foi homenageadona sessão plenária desta quinta-feira (dia 23), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogioua versatilidade de seu conterrâneo. "Relembramos hoje não apenas a longadedicação de Guido Mondim à política, mas também à arte, à cultura, ao esporte, aosindicalismo, chegando no fim da vida a ministro do Tribunal de Contas da União(TCU)", disse Simon.

O senador recordou o início da trajetória política de Mondim, que aderiu à AçãoIntegralista Brasileira na década de 30. Com a redemocratização do país, em 1946,filiou-se ao Partido de Representação Popular (PRP), pelo qual foi eleito deputadoestadual (1951), deputado federal (1956) e senador pelo Rio Grande do Sul (1958). NoSenado Federal, permaneceu de 1959 a 1975, tendo-se filiado à Arena, em 1966, com aextinção dos partidos políticos pelo regime militar.

Apesar de filiado ao partido de apoio ao governo militar, Simon credita a Mondim o méritode jamais ter atacado ou hostilizado os antigos membros do Partido Trabalhista Brasileiro(PTB). "Homem de grande credibilidade, Guido Mondim conservou sua alma indelével esua dignidade em meio ao chamuscos do período militar", afirmou, comentando adisposição do homenageado de sempre ajudar aos perseguidos pela ditadura.

Em aparte a Pedro Simon, o líder do Governo, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF),declarou que o discurso do parlamentar gaúcho trouxe de volta ao Plenário do Senado asaudade e o próprio espírito de Guido Mondim. Arruda lembrou que Mondim foi umapaixonado por Brasília, cidade na qual continuou a residir mesmo depois de aposentado doTCU, em 1982.



23/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO FAZ HOMENAGEM À MEMÓRIA DE GUIDO MONDIM

FOGAÇA: GUIDO MONDIM FOI ACIMA DE TUDO UM CRIADOR

Inflação brasileira está sob controle, destaca Guido Mantega

Gal Costa leva força e versatilidade para a Virada Cultural Paulista

Simon destaca 30º aniversário do Prodasen

Simon destaca 40 anos do Movimento da Legalidade