SIMON DIVULGA MANIFESTO PELA PAZ



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) chamou a atenção dos parlamentar para o Manifesto 2000, lançado este ano pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como parte da campanha Por uma Cultura de Paz e não-Violência. O objetivo da campanha é garantir "a transição de uma cultura de guerra, violência e discriminação para um novo tempo em que os valores mais destacados sejam a paz, o diálogo, a tolerância e a solidariedade".
O Manifesto 2000, destacou Simon, foi elaborado por um grupo de ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, entre os quais Nelson Mandela, Mikhail Gorbatchov e o Dalai Lama durante as comemorações, em Paris, dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Depois de abertura em que é explicado o objetivo da campanha, o texto segue como um declaração de compromissos do leitor: "Reconhecendo a parte de responsabilidade ante o futuro da humanidade, especialmente com as crianças de hoje e de amanhã, me comprometo, em minha vida diária, minha família, meu trabalho, minha comunidade, minha região e meu país a respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminar nem prejudicar", diz o preâmbulo do manifesto seguido do primeiro compromisso.
"A verdade é que, em nível planetário, a cultura da violência - calcada no conceito do "inimigo" - nos conduziu ao atual estágio, em que os cidadãos de umas poucas nações gozam de elevados padrões de vida enquanto um grande maioria vive mergulhada na miséria e na violência. Não é possível que o homem, neste novo milênio, continue a ser o mesmo de sempre: violento, egoísta e ambicioso", diz o documento.

11/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOSÉ JORGE DIVULGA MANIFESTO PELA PAZ

FREIRE DIVULGA MANIFESTO DO PPS PELO DIÁLOGO E PELA ESPERANÇA

ARRUDA DIVULGA MANIFESTO EM FAVOR DA PAZ NO ORIENTE MÉDIO

Suplicy lê manifesto pela renda básica de cidadania

Parlamentares entregam manifesto pela paz aos embaixadores de Israel e da Palestina

Aprovado Manifesto pela Revisão das Dívidas da Agricultura Familiar