SIMON DIZ QUE QUINAN TINHA "GRANDEZA DE ALMA"
Em nome da Casa, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez hoje (dia 14) um breve discurso em que afirmou não se lembrar de ninguém que tivesse chegado a um estado de sublimação, de grandeza de alma e de sentimentos como o atingido por Onofre Quinan:
- Quero falar no Quinan que tive a felicidade de conhecer. Durante oito anos fui seu vizinho de porta, e tive a oportunidade de ver e de compreender o cidadão, a alma, a dignidade, os sentimentos que compunham o senador.
Simon lembrou que Quinan era um homem simples, que perdeu o pai cedo e praticamente garantiu a sobrevivência dos irmãos. Segundo o senador, Quinan tinha gestos como o de "comprar roupas novas para os irmãos, que depois as davam a ele para poder vestir".
O orador referiu-se ainda ao fato de nunca ter ouvido de Quinan uma palavra de ressentimento, "nem mesmo na vida partidária". Disse também nunca ter visto o senador goiano falar mal de ninguém:
- Não tinha, no seu coração, lugar para ódios, mágoas ou ressentimentos.
Afirmando que era com profundo pesar que o Senado recebia a notícia da morte de Quinan, Simon falou sobre a vida pública do senador goiano, qualificando-o de "figura que se impõe com respeito e admiração em Goiás e no Congresso Nacional", e sobre sua preocupação com o país e com a sociedade:
- Todos sabemos de sua seriedade e competência. Admiramos quando sua esposa se lançou candidata. Admirávamos o casal nas reuniões - e quantas foram feitas no seu apartamento - para discutir os problemas do Brasil.
A decisão de Quinan de não disputar a próxima eleição e de se dedicar à candidatura de sua esposa foi igualmente lembrada pelo orador. Simon disse que Quinan estava em paz, tinha o direito de descansar - "não seria justo que tivesse que sofrer mais uma cirurgia" - e concluiu:
- Ele cumpriu sua missão. É um norte. Cumpre a nós agradecer a Deus a convivência com ele. Que sua memória nos sirva de símbolo do bem, da beleza e do amor.
14/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
SIMON EXALTA GRANDEZA DE ATO PRESIDENCIAL
Simon pede "grandeza" na discussão do marco regulatório do pré-sal
PARA SIMON, MILTON CAMPOS É EXEMPLO DE GRANDEZA E INTEGRIDADE
Simon destaca reportagem do "Correio Braziliense" sobre o filme "Netto Perde sua Alma"
Lula: 'Covas era um homem que tinha palavra. Tinha retidão de comportamento'.
POLÍTICOS DESTACAM CARACTERÍSTICAS DE QUINAN