Simon elogia compromisso da CNBB contra a miséria
Autor do requerimento de realização de sessão especial em homenagem aos 50 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou, nesta quinta-feira (23), a proposta feita pela entidade para que todos os brasileiros unam-se em uma cruzada contra a fome e a miséria.
- Que bom se, nesse cinqüentenário, nós assumirmos esse compromisso. Essa será nossa luta e nossa caminhada - afirmou Simon.
O senador disse que a CNBB tem "50 anos de excelentes serviços prestados à nação, em especial aos mais humildes e necessitados". Prova disso, observou, são os temas adotados ao longo dos últimos anos pelas Campanhas da Fraternidade, realizadas todos os anos depois do Carnaval.
Entre esses temas, recordou, estão os de defesa dos índios, dos negros e das mulheres. Também têm sido abordadas pelas campanhas a defesa da família e da educação e a luta contra as drogas.
- O verdadeiro drama social do Brasil está nessa lista, que inclui tudo o que nos revolta e nos deixa constrangidos - observou.
Simon lembrou o importante papel exercido pela CNBB na luta contra o regime militar, quando a entidade somou-se a outras instituições da sociedade civil na defesa das liberdades democráticas e na luta contra o autoritarismo. E, ao traçar um perfil das lideranças católicas das últimas décadas, destacou o trabalho de bispos como Dom Hélder Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom Ivo Lorscheiter, Dom Luciano Mendes de Almeida e Dom Paulo Evaristo Arns.
Ao concluir, o senador citou trecho do livro O Deserto é Fértil, de Dom Hélder Câmara, em que o bispo afirma ser o egoísmo "o mal dos males". Esse egoísmo, prossegue Dom Hélder nas palavras colhidas por Simon, "fecha os olhos dos ricos dos países pobres e cega os ricos dos países ricos".
23/05/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CNBB destaca-se na luta contra a opressão da miséria, afirma o senador Alcântara
Simon elogia marcha contra a corrupção, mas desaconselha CPI
Simon elogia campanha de "O Clone" contra as drogas
Pedro Simon elogia manifestações populares contra a corrupção
Simon elogia reação da Comunidade Europeia contra espionagem americana
Simon elogia decisão do STJ contra cobrança indevida por parte de bancos