Simon elogia jornada literária de Passo Fundo
A 10ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS), iniciada em 26 de agosto, foi destacada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) como um dos maiores acontecimentos literários do Brasil e da América Latina. Ele explicou que não se trata de mero evento comercial, como as grandes feiras de livros, mas o encontro do público leitor com escritores em debates, seminários e cursos de literatura.
- Em Passo Fundo, reúnem-se milhares de pessoas para cultuar o livro. Centenas de escritores, críticos e jornalistas falam - em seminários e palestras - para milhares de pessoas reunidas nos muitos palcos da jornada - disse o senador.
De acordo com o parlamentar, a cada ano é maior o número de escritores estrangeiros convidados, o que faz crescer a fama internacional de Passo Fundo como cidade sede de um evento cultural sem paralelo. Ele destacou a concessão do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, a maior premiação do gênero no Brasil, que dá R$ 100 mil ao autor da melhor obra literária publicada. O senador informou que, este ano, o prêmio coube ao escritor gaúcho Plínio Cabral.
Nos quatro dias da jornada, conforme Simon, milhares de pessoas prestigiam mais de uma centena de autores nacionais e estrangeiros que, em dezenas de palestras, falam sempre para públicos inimagináveis em atos literários. Ele também destacou a -excelente cobertura- que a TV Senado dá à jornada literária.
Pedro Simon informou ainda que, para realizar a jornada, a população de Passo Fundo se mobiliza maciçamente, conduzida por uma equipe organizadora movida pela paixão literária.
29/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Estande do Senado expõe obras em braile na 10ª Jornada Literária de Passo Fundo
Coordenadora da Jornada de Passo Fundo elogia publicações do Senado
Zambiasi prestigia Jornada de Literatura em Passo Fundo
Suplicy encerra debates na Jornada de Literatura de Passo Fundo
Simon homenageia evento literário em Passo Fundo
LDO atrai comunidade de Passo Fundo