Simon elogia pioneirismo do JB ao adotar apenas o formato digital
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou o pioneirismo do Jornal do Brasil ao decidir manter apenas a versão online e extinguir a impressa, tornando-se "o primeiro jornal 100% digital do Brasil". Embora reconheça que a internet desempenha melhor a função jornalística nos dias atuais, o senador disse sentir saudade do jornal de papel. Para ele, as duas formas podem coexistir.
A afirmação foi feita durante sessão para celebrar os 120 da publicação, realizada nesta segunda-feira (16) no Plenário do Senado, quando Simon afirmou que poucos órgãos da imprensa chegam a mais de um século de existência com o prestígio do Jornal do Brasil.
- Muito poucas entidades do setor da imprensa chegam a uma idade com o prestígio do Jornal do Brasil. Importante é que ele chega nessa idade com a mesma credibilidade, como uma entidade que impõe o respeito e a admiração do Brasil e do mundo. E olha que a imprensa no Brasil não tem uma história tão grande e tão profunda, com grandes nomes e com grandes destaques - observou.
O senador destacou ainda a atuação de antigos colunistas do jornal, como Barbosa Lima Sobrinho e Carlos Castelo Branco, o Castelinho, e elogiou os quadros atuais do JB, como Mauro Santayana, Wilson Figueiredo, Villas-Boas Corrêa e Leandro Mazzini.
Simon lembrou também que o JB foi o primeiro jornal a promover uma reforma gráfica e editorial que modernizou o jornalismo nacional, servindo de exemplo, "com sua então inédita maneira de apresentar a notícia, adotando a forma direta na escrita, utilizando espaços em branco e destaque para as fotografias".
16/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado lança Constituição em formato de livro digital
Reforma política: Pedro Simon sugere formato para constituinte exclusiva
África Austral pode adotar padrão nipo-brasileiro de TV Digital
Dilma Rousseff deveria adotar a Ficha Limpa na escolha de autoridades, diz Pedro Simon
Rodrigo Rollemberg elogia intenção do Executivo de adotar Lei da Ficha Limpa
Suplicy elogia prefeito de Santo Antônio de Pinhal por adotar programa Renda Mínima