Simon elogia procurador do DF



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) registrou a -admirável gestão- à frente da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios do procurador José Eduardo Sabo Paes. Após relatar o extenso currículo profissional do procurador, gaúcho de Ijuí, o senador solicitou a transcrição nos Anais do pronunciamento feito pelo procurador na sua despedida do cargo.

- Depois de uma profícua administração ele passou o cargo a seu sucessor, a quem desejamos sucesso na empreitada - disse Simon.

Formado pela Universidade de Brasília (UnB), Sabo Paes obteve o doutorado em Direito Constitucional pela Universidade Complutense de Madri e lecionou em instituições como a Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, e a própria UnB. Ele escreveu ainda o livro O Ministério Público na Construção do Estado Democrático de Direito.

Na sua despedida, Sabo Paes comunicou aos colegas que não concorreria às próximas eleições para a formação da lista tríplice para nova indicação ao cargo, por considerar a construção de um Ministério Público forte um -desafio permanente que deverá ser enfrentado a cada nova etapa por novos atores-.

Conforme relatou Simon, o procurador disse também que pautou seu trabalho por uma -atuação independente e autônoma- em relação ao governo do Distrito Federal, colaborando para o desenvolvimento de Brasília sem deixar de exercer o mandamento constitucional de fiscalização das atividades do Poder Executivo.



11/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon elogia atuação do procurador-geral da República

Simon tem esperança em novo procurador-geral

SIMON COBRA DE PROCURADOR E STF O JULGAMENTO DE FRANCISCO LOPES

SIMON CRITICA REGRAS PARA INDICAÇÃO DO PROCURADOR

Simon critica desvio do foco da CPI para procurador-geral

Simon diz que novo procurador-geral é "um dos homens mais dignos" da história