Simon espera que STF confirme validade da Lei Ficha Limpa
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) manifestou em Plenário, nesta sexta-feira (18), a esperança de que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirme em definitivo a validade da Lei Ficha Limpa para as eleições de outubro passado.
Em sessão realizada em 27 de outubro, um empate por cinco votos manteve a lei em vigor. Caberá agora ao novo ministro Luiz Fux, que ingressou recentemente em posto vago à época, proferir o voto que definirá o resultado. A sessão está prevista para a próxima quarta-feira (23).
- Ministro não vota com a opinião pública ou com a imprensa, mas com sua consciência, é evidente que sim. Mas a opinião pública, com justificada razão, depois de 'carradas' de erros e equívocos da classe política, vive momento muito importante de expectativa de que começou a mudança - afirmou.
Obama
Simon também analisou no pronunciamento o significado da visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Para o senador, trata-se de um fato histórico, pois, pela primeira vez, o líder da maior potência mundial visita um país de segunda ordem em termos de poder antes que o presidente dessa nação tenha ido aos Estados Unidos para, como disse, "pedir a benção". Para o senador, isso demonstra a presença que o Brasil hoje detém no cenário mundial.
- Eu acho que nunca, na vida brasileira, ele [o Brasil] teve uma importância, um respeito e uma credibilidade tão grandes como hoje, no mundo inteiro - disse
O senador disse que há uma ampla agenda a ser debatida entre os dois países, desde questões comerciais ao interesse do Brasil em ter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. No entanto, ele disse que nem espera nem considera que esse último ponto seja um tema para a presente vista de Obama.18/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon comemora antecipadamente validade da Lei da Ficha Limpa: 'Brasil viverá nova fase'
Pedro Simon manifesta confiança na decisão do STF pela validade imediata da Lei da Ficha Limpa
STF confirma validade da Lei da Ficha Limpa
Supremo confirma validade da Lei da Ficha Limpa
STF julga nesta quarta validade da Ficha Limpa
Sarney diz que STF deverá confirmar validade da Lei da Ficha Limpa