SIMON: EXCLUSÃO DE MUNICÍPIOS DO FEF SÓ DEPOIS DA PROMULGAÇÃO



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) esclareceu hoje (dia 22) que está mantido o acordo, feito na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para excluir os municípios da retenção de dinheiro para o Fundo de Estabilização Fiscal (FEF). A mudança, no entanto, só poderá ser feita depois que a prorrogação do FEF for aprovada pelo Congresso e promulgada.

Simon deu a explicação, durante o terceiro dia de discussão da emenda de prorrogação do FEF pelo plenário do Senado, por estar recebendo telefonemas de prefeitos do Rio Grande do Sul, os quais afirmam que a imprensa não tem noticiado a exclusão dos municípios. A exclusão será feita posteriormente também por proposta de emenda à Constituição e o senador informou que já estão sendo colhidas assinaturas para a mudança.

O acordo feito na CAE, de acordo com o senador, envolve os deputados em razão de terem os líderes que apóiam o governo ponderado que, se os senadores fizessem a exclusão agora, a proposta do FEF teria de voltar à Câmara para nova votação, o que poderia impedir o governo de prever no Orçamento da União do ano que vem gastos a serem efetuados por conta da retenção de dinheiro do Fundo.

Ao discutir a matéria, Pedro Simon reafirmou que o Congresso "está prorrogando o que não existe mais", pois o FEF foi extinto em 1º de julho último. A rigor, conforme o senador, o Congresso deveria criar novamente o Fundo de Estabilização Fiscal. A emenda constitucional em discussão prorroga o FEF até 31 de dezembro de 1999, com efeito retroativo a 1º de julho deste ano.



22/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vai a promulgação PEC que regulariza a criação de 57 municípios

MUNICÍPIOS QUEREM SUA EXCLUSÃO DO FEF

Secretário aponta exclusão digital de 4.400 municípios

Agripino critica demora na promulgação da PEC do Fundo de Participação dos Municípios

Agripino critica demora na promulgação de emenda que aumenta recursos de municípios

CCJ APROVA EXCLUSÃO DAS PARCELAS DO FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PARA O FEF